Michael Stanton

WirelessBrasil

Michael Stanton: Página Inicial (Índice)    


Acesso ao arquivo da coluna Sociedade Virtual no Estadão


Google e Skype, de novo [25/08/2005]

Sem dúvida, duas das organizações mais interessantes que atuam na Internet hoje são Google e Skype, que foram assuntos de colunas anteriores. Examina-se aqui novos produtos destas duas empresas.

Londres, julho de 2005 [29/7/2005]

Uma reflexão sobre os últimos acontecimentos em Londres, desde as bombas no metrô do dia 7 de julho.


Um internauta quase-nonagenário [20/07/2005]

A Internet é mesmo para todos. Conta-se a história de um homem que começou a usá-la com 85 anos - meu pai.


O novo ciclo das redes no país [30/05/2005]

Na semana que completa 10 anos a criação do Comitê Gestor Internet no Brasil (CGI.br) faz-se uma avaliação de como estamos de Internet no país, e especialmente de Internet2, a segunda geração desta tecnologia revolucionária.


A largura da banda larga [24/05/2005]

Banda larga inicialmente significava algo melhor do que acesso discado. Hoje em dia pode significar capacidade para transmitir TV de alta definição, o que requer em torno de 20 Mbps. Examinamos a possibilidade de ser oferecido este serviço no Brasil, que existe em alguns outros países.


Reunião de primavera de CUDI [29/04/2005]

A realização da reunião semestral da rede acadêmica mexicana permite tecer alguns comentários sobre diferenças entre Brasil e México e sobre maneiras de facilitar cooperação científica entre seus pesquisadores.


Vint Cerf e a Internet [12/04/2005]

Vint Cerf, um dos pais da Internet, é um arquivo vivo de como vêm evoluindo as redes de comunicação desde os anos 1960. No ano em que ganhou o prêmio Turing junto com Bob Kahn, ele chama a atenção a algumas das tendências recentes da Internet.


Infra-estrutura para cooperação científica à distância [27/03/2005]

A infra-estrutura eletrônica é uma combinação de recursos computacionais distribuídos de alto desempenho, interligados pelas novas redes de comunicação de alta capacidade. Os primeiros pilotos desta infra-estrutura estão sendo montados em diferentes país, inclusive no Brasil, e também entre países diferentes, e têm como conseqüência facilitar a cooperação científica à distância.


A coluna Sociedade Virtual nos 10 anos do Portal Estadão na Internet [19/02/2005]
No mundo atual da alta tecnologia e especialmente da comunicação moderna, os aniversários de dez anos se sucedem com razoável freqüência.


O aumento inexorável do spam [09/02/2005]
se estima que 75% de mensagens de correio eletrônico são de spam, ou seja, enviados a granel com objetivos comerciais. Esta deturpação do serviço de correio-e vem sendo combatido por uma mistura de meios legislativos e tecnológicos, mas ainda falta o pleno engajamento dos provedores de serviço Internet. No caso do Brasil, quinto país no mundo em geração de spam, ainda grandes provedores que toleram o spam.


As redes ópticas metropolitanas para educação e pesquisa [24/01/2005]
As redes metro são uma nova abordagem usada em áreas metropolitanas para prover acesso em alta velocidade à Internet. No Brasil as redes metro começam a ser usadas pelo MCT para prover acesso à Internet acadêmica para as universidades e centros de pesquisa nas capitais dos estados e do país.



Google em 2004 [04/01/2005]
Google, a companhia que oferece a ferramenta de busca mais usada na Internet, em 2004 estendeu suas atividades em várias direções novas, das quais a mais significativa foi promover a conversão de acervos de bibliotecas de pesquisa para gerar versões digitais que possam ser pesquisadas remotamente pela Internet. Isto é visto como uma grande democratização do acesso ao conhecimento humano.
 

Computação distribuída pública [28/11/2004]
Desde 1997 começou a ser explorada (no bom sentido) a capacidade computacional ociosa de milhões de computadores domésticos com acesso Internet, para a resolução de problemas que de outra forma iriam requerer um supercomputador. O projeto mais conhecido deste tipo se chama SETI@home, que busca evidência de vida inteligente em outros planetas. Existem oportunidades para aplicar a mesma tecnologia para a solução de problemas brasileiros.


Recorde de velocidade nas redes [20/11/2004]
Na semana de 8 de novembro foi quebrado o recorde mundial para transferência de informação pelas redes digitais, quando físicos de vários países colaboraram para enviar mais de 100 gigabits por segundo de informação para um mesmo destino. Pela primeira vez na história deste evento anual, houve a participação de equipes no Brasil.


A modernização dos passaportes [18/10/2004]

Houve muita confusão causada este ano pela introdução da captação de dados biométricos (fotos e impressões digitais) de estrangeiros chegando aos Estados Unidos, logo imitado aqui para cidadãos daquele país. Descrevemos aqui o passaporte digital, que incluirá estes dados em formato digital, e que está prestes para ser adotado em quase 30 países.


A Rede CLARA e colaboração científica internacional [05/10/2004]

Em preparação desde 2002, iniciou-se em 31 de agosto o funcionamento da Rede CLARA, que em breve interligará as redes nacionais de educação e pesquisa em até 18 países da América Latina, criando uma nova forma de comunicação entre educadores e pesquisadores destes países. A nova rede será inaugurada oficialmente em novembro em reunião de ministros de ciência de tecnologia latino-americanos e europeus.


A convergência digital e o futuro [16/09/2004]

Qual é o futuro das diferentes redes que hoje nos trazem serviços distintos, como telefonia, TV e Internet? A convergência digital trata da unificação destas redes, em torno da tecnologia Internet, e retornamos a este assunto depois de um intervalo de quatro anos.


A identificação por radiofreqüência está chegando [22/08/2004]

A adoção de códigos de barras já foi essencial para a automação de vários atividades econômicos, notadamente no comércio. A nova tecnologia de identificação por radiofreqüência (RFID) promete substituir o uso de códigos de barras no comércio, e ainda estender sua aplicabilidade para novas aplicações.


As mudanças de paradigma [30/06/2004]

Segundo Tim O'Reilly, o setor de desenvolvimento de software passa por uma mudança de paradigma, comparável com aquela sofrida pelo setor de hardware a partir da introdução do PC pela IBM.


Experiências e perspectivas de redes sem fio [14/06/2004]

A queda do preço de venda de roteadores de rádio WiFi de 54 Mbps vem tornando esta tecnologia extremamente atraente. A criação por um entusiasta de uma alternativa mais inteligente do "firmware" do popular roteador da Linksys torna este equipamento capaz de criar extensas redes de rádio, oferecendo oportunidades para novas aplicações, por exemplo na montagem de redes comunitárias ou comerciais.


Desagregação das redes de telefonia local [17/05/2004]

Uma grande barreira à introdução de competição efetiva nos serviços de telecomunicações é o custo elevado da montagem da infra-estrutura necessária para prestar os serviços. A Lei Geral das Telecomunicações de 1997 antecipou este problema, indicando como solução a abertura para as concorrentes das redes das empresas estabelecidas. Sete anos depois, a Anatel finalmente adotou regras para determinar como isto deverá ser feito.


Projeto GIGA: a primeira luz na sua rede óptica [09/05/2004]

Foi realizada no último dia 7 de maio a inauguração formal da Rede Experimental do Projeto GIGA, um marco inovador no desenvolvimento da Internet no País. A oportunidade histórico e o grande desafio agora são repetir com este novo patamar de qualidade e desempenho (acesso a 400 vezes a capacidade em "banda larga" de Speedy ou Velox) a migração da tecnologia para a sociedade em geral que caracterizou o nascimento da Internet comercial no País há dez anos.


Competição no mercado de telecomunicações [03/05/2004]

O aparecimento como eventual comprador da Embratel do consórcio Calais, incluindo todas as três concessionárias de telefonia fixa no país, levantou o espectro da redução da competição no mercado nacional das telecomunicações pela eliminação da Embratel desse cenário. É evidente que o interesse do consumidor é servido melhor por mais e não menos competição, e identificamos algumas alternativas.


Condomínios de fibras ópticas [15/04/2004]

As redes óptica metropolitanas são uma solução muito boa para pequenas comunidades especializadas. Para atender às necessidades de comunicação de comunidades maiores, por exemplo, de uma cidade inteira, requer uma abordagem mais geral, preocupando-se com questões de arquitetura e financiamento. Um modelo bem interessante e provado em alguns países, mas ainda inédito no Brasil, é o condomínio de fibras.


O primeiro quilômetro [21/03/2004]

Com o aumento de capacidade das redes de comunicação, pelo uso sempre maior de transmissão óptica a longas distâncias e em redes locais, assume uma importância maior a implantação da rede óptica metropolitana, ou rede metro. Já tem vários exemplos, em operação ou em estudo, de redes metro dentro da comunidade acadêmica nacional.


Os físicos e a exclusão digital [27/02/2004]

Uma das comunidades científicas que mais utiliza computação e comunicação são os físicos de altas energias. Recentemente foi realizada no país uma oficina para discutir seus problemas e planos, e também a exclusão digital, que significa neste contexto as dificuldades para a plena participação nas atividades dessa comunidade de cientistas de países que não gozam de boa infra-estrutura de comunicação.


Olhando nas estrelas [13/02/2004]

Uma das descobertas da juventude é a existência das estrelas no céu noturno. Os astrônomos nunca perdem o gosto de examinar o céu e procuram cada vez mais maneiras de fazer isto melhor com o uso de telescópios cada vez mais sofisticados e melhor localizados. As redes de comunicação facilitam acesso a estes telescópios e às imagens que resultam do seu uso.


Notícias pela rede [21/01/2004]

O prazer de ler os jornais é enriquecido pelas novas oportunidades de encontrar jornais de outras cidades e de outros países em forma digital na Internet. Apesar do fato que algumas editoras de jornais estão dificultando o acesso, através de barreiras financeiras, ainda existem muitas alternativas gratuitas, o que dá ao mundo este aspecto de ser uma grande aldeia.


As redes avançadas em 2004 [30/12/2003]

Depois de passar 18 meses em discussão em círculos relativamente fechados, as novas redes avançadas GIGA e CLARA deverão entrar em operação no primeiro semestre de 2004, abrindo oportunidades para o progresso científico e tecnológico no Brasil e na América Latina.


Infoinclusão, o OPPI e o FUST [22/12/2003]

Infoinclusão é uma nova forma de se referir à "inclusão digital", e a nova portal OPPI da RITS concentra-se na discussão, formulação e implementação de políticas públicas de infoinclusão. Nesta área, uma das questões mais importantes atualmente é a consulta pública da proposta da Anatel de regulamentação do Serviço de Comunicação Digital (SCD), proposta feita sob encomenda para permitir a aplicação de recursos do FUST.


Software novo para a Internet [30/11/2003]

A Internet usa tecnologia aberta, que permite criar novas aplicações facilmente. A coluna descreve dois softwares conhecidos recentemente pelo colunista. O primeiro é um filtro inteligente para spam, usado para tornar automática a classificação de mensagens de correio eletrônico e a rejeição das mensagens não desejadas. O segundo é uma aplicação "peer to peer", que permite comunicação oral (telefonia) entre usuários da Internet.


A propriedade intelectual e as patentes [07/11/2003]

A proteção de propriedade intelectual através de patentes assume uma importância crescente no mundo atual, especialmente com os tratados que estendem internacionalmente a sua validade. As conseqüências às vezes surpreendentes da defesa das invenções são examinadas em três áreas: transmissão multimídia na Internet, os remédios e os organismos geneticamente modificados (os transgênicos).


Bolívia: informação e comunicação [24/10/2003]

Uma viagem recente à Bolívia no meio da sua crise recente revela a pouca importância dada pela imprensa brasileira aos assuntos internos deste país vizinho, mesmo quando é ameaçada a segurança de viajantes brasileiros. Também são comentados alguns serviços de comunicação encontrados nesse país e incomuns entre nós.


O triste fim de uma experiência promissora com tecnologia eleitoral [15/10/2003]

Apesar da alerta dada recentemente a respeito da tentativa de eliminar da legislação eleitoral o mecanismo eficaz de auditagem representado pela impressão do voto na urna eletrônica, esta tentativa teve sucesso no Congresso no início de outubro. A passagem pelo Congresso da nova legislação foi marcada pela absoluta ausência de debate do seu mérito, e também por incidentes de ética questionável, envolvendo o sistema de registro da tramitação de projetos de lei dentro da Câmara.


Alerta contra a Insegurança do Sistema Eleitoral Informatizado [17/09/2003]

Face às tramitações aceleradas de projeto de lei que pretende suprimir as salvaguardas de confiabilidade providas pelo mecanismo da impressão do voto na urna eletrônica brasileira, me juntei a vários colegas, professores e especialistas em informática na comunidade acadêmica, para divulgar esta alerta ao público.


Teste de sobrevivência [01/09/2003]

O verme SoBig.f foi avaliado semana passado como o ataque mais caro desde o início da Internet. O artigo descreve alguns dos conseqüências sentidas e discute medidas de controle legal que poderiam ser tomadas, para reduzir o número de incidentes deste tipo.


O desastre anunciado [25/08/2003]

O mês de agosto deste foi marcado por diversos incidentes que demonstram a vulnerabilidade da infra-estrutura de uso cotidiano, especialmente a Internet, mas também incluindo transportes e energia elétrica. Muitos problemas podem ser creditados ao uso amplo de software conhecidamente inseguro, colocando em sério risco a credibilidade desta infra-estrutura e impondo prejuízos a seus usuários.


Urnas eletrônicas: Brasil na contramão da história [01/08/2003]

Como de praxe, o Congresso Nacional aprecia um ano antes de cada eleição mudanças na legislação eleitoral. Este ano, cumprindo promessa de 2002 do antigo presidente do TSE, está sendo proposta a eliminação do único mecanismo eficaz já proposto aqui para permitir que o próprio eleitor verifique que a urna eletrônica está funcionando corretamente, que é a impressão deste voto e sua exibição ao eleitor.


O nascimento do TIDIA [01/07/2003]

Foram lançados formalmente no dia 27 de junho os editais de projetos do programa TIDIA da FAPESP, que pretende financiar o desenvolvimento de tecnologias de redes de comunicação de alto capacidade para fortalecer o preparo do estado de São Paulo. Iniciativa semelhante também está sendo gestada dentro do Projeto GIGA, do CPqD e RNP, que está construindo um laboratório em torno de uma rede experimental entre Campinas e Rio de Janeiro.


ALICE nos países das maravilhas [22/06/2003]

As redes Internet acadêmicas da América Latina, aproveitando o embalo dado pelo programa ALIS da União Européia, acabam de criar formalmente sua associação, chamada CLARA (Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas). A principal meta da CLARA é montar, em colaboração com as parceiras européias, uma rede latino-americana que integre os países da região e permite sua conexão à Europa.


Spam: será que tem cura? [26/05/2003]

O "spam" foi apresentada na coluna anterior como uma moléstia que prejudica substancialmente o bom funcionamento da Internet. Esta coluna explica alguns dos remédios que estão sendo usados para combatê-lo, e aponta as dificuldades enfrentadas para encontrar uma solução que conserve as características desejáveis do correio eletrônico na Internet.


Spam: a descrição da moléstia [18/05/2003]

O serviço de correio eletrônico da Internet está sendo seriamente prejudicado pelo envio maciço de mensagens não solicitadas, conhecidas como "spam". Nesta primeira de duas colunas sobre este assunto, são descritas as características do "spam" e como seus responsáveis conseguem inundar a Internet com suas mensagens.


Como construir as novas redes ópticas [03/05/2003]

A próxima geração de redes de comunicação está sendo construída pela comunidade acadêmica em alguns países do mundo avançado, aproveitando-se da ampla disponibilidade de infra-estrutura de fibra óptica instalada por operadoras de telecomunicações. Esta mesma disponibilidade também existe no Brasil, e ela deverá ser explorada para também capacitar nossa indústria e nossos técnicos e usuários das comunidades de educação, pesquisa e saúde para construir e usar esta nova geração de redes.


Ciberdireito no Rio de Janeiro [31/03/2003]

Realizou-se na semana de 24 de março no Rio de Janeiro um seminário internacional dobre o direito da Internet, com a presença de destacados professores de direito do Brasil e do exterior, and participação de outras personalidades como os músicos John Perry Barlow e o ministro Gilberto Gil. Esta iniciativa faz mais uma boa contribuição à elaboração de um arcabouço legal apropriado para regular as novas tecnologias de informação e comunicação.


Mais novidades do mundo do rádio [23/03/2003]

A transmissão em banda larga de dados por rádio nos EUA vem sendo transformado pelo aparecimento de equipamentos que exploram modificações feitas recentemente nas regras de administração do espectro naquele país, especialmente a dispensa de licença para uso da faixa de 5 GHz (U-NII) e o uso de transmissão em faixa muito larga (UWB). Para legalizar o uso destas novas tecnologias no Brasil, é preciso que a Anatel mude as atuais regras de administração do espectro de rádio.


A reforma do Comitê Gestor da Internet no Brasil [06/03/2003]

Começou o debate público sobre o futuro do Comitê Gestor Internet (CGI), responsável desde 1995 pela governança da Internet no país. Neste debate estão sendo discutidos, entre outros tópicos, como devem ser escolhidos seus membros, e se o CGI deve assumir a administração direta das funções do Registro nacional de nomes e endereços IP.


ICANN vem ao Rio de Janeiro [23/02/2003]

Na semana de 23 de março próximo, será realizada no Rio de Janeiro a próxima reunião da ICANN - Internet Corporation for Assigned Names and Numbers, responsável em última análise para a administração de endereços IP e nomes de domínios, que são essenciais para o funcionamento da Internet de hoje. Esta reunião fatalmente será marcada por vários conflitos não resolvidos que têm caracterizada a atuação recente desta organização.


O papel das redes na colaboração científica [17/02/2003]

Em reuniões recentes em Miami, foi descrita e discutida a colaboração científica entre a América Latina e outros países, especialmente EUA, viabilizada pelo uso de redes de comunicação. Há boas perspectivas de melhorar esta colaboração, aproveitando novas oportunidades para melhorar a infra-estrutura de interconexão das redes acadêmicas nos países da região.


De volta ao FUST [20/01/2003]

A chegada de um novo governo federal traz a tona assuntos não resolvidos pelo anterior. Em 2000, foi criado o FUST, Fundo da Universalização dos Serviços de Telecomunicações, que até o momento acumula mais de dois bilhões de reais em recursos. Entretanto, tem se mostrado difícil usar estes recursos no passado, por causa de divergências sobre como eles deveriam ser aplicados. O novo ministro das comunicações já anunciou que quer aplicar estes recursos nas escolas, mas é precisa antes resolver a questão ainda pendente da melhor maneira de fazer isto.


A administração do espectro eletromagnético [30/12/2002]

Desde 1927, quando primeiro adotado nos EUA, a administração do espectro de rádio no mundo tem seguido o regime de "comando e controle", onde um órgão do governo (a Anatel no Brasil) decide quem pode transmitir o quê e em que freqüência. O uso ineficiente do espectro resultante e as oportunidades criadas por novas tecnologias de rádio estão sendo considerados nos EUA motivos para abandonar este regime tradicional, e adotar outros mais apropriados aos tempos atuais. A coluna sugere que o Brasil acompanhe esta mudança de regime, para habilitar-se a participar plenamente em futuros mercados de equipamentos de radiocomunicação.


A Internet faz 20 anos e o Brasil inova [16/12/2002]

No dia 1o de janeiro de 2003, a Internet fará 20 anos, desde a data quando foi oficialmente inaugurada. Vinte anos depois, ela está ajudando a criar um mundo novo de comunicação, criado pela convergência das áreas de telecomunicações e tecnologia de informação. No Brasil, este novo espírito é encarnado pelo Projeto Giga, de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias de rede, que inicia sua execução neste mês de dezembro. Espera-se deste projeto que ele permita criar soluções brasileiras para os desafios das futuras redes de comunicação que usaremos no futuro.


A defesa da privacidade e o interesse do estado [1/12/2002]

A "guerra contra o terror", declarada pelo governo dos EUA depois do ataque ao World Trade Center, vem mudando o ponto de equilíbrio entre o direito de privacidade individual e o direito de intrometimento governamental na vida das pessoas. Recentemente, vêm aparecendo novas ferramentas Internet para defender esta privacidade, para uso em países com governos intolerantes de contestação.


Urnas eletrônicas aqui e nos EUA [17/11/2002]

Em outubro, pela primeira vez, foi testado nas urnas eletrônicas brasileiras um mecanismo de auditoria do voto através da sua impressão e validação pelo eleitor. Ainda será necessária uma avaliação criteriosa deste mecanismo para uso em futuras eleições. O artigo ainda relata algumas reações ao uso mais amplo de urnas eletrônicas nas eleições dos EUA no início deste mês.


Novidades sobre o Educação a Distância (EAD) [30/10/2002]

A evolução das redes de computadores hoje permite sua utilização para sustentar Educação a Distância (EAD). A coluna discute a base técnica para esta nova modalidade de EAD, e apresenta três iniciativas separadas recentemente adotadas no país. Uma destas, a UniRede - Universidade Virtual Pública do Brasil, tem a capacidade de trazer o ensino público e gratuito de qualidade ao alcance de uma fatia muito maior da população do que é atendido hoje pelo sistema "presencial".


Mais considerações sobre as eleições 2002 [30/09/2002]

Conclui-se a análise dos instrumentos de votação eletrônica à disposição do eleitor para as eleições de outubro, e dos meios que ele tem para fazer sua escolha de representante nas eleições proporcionais (para deputado).


Finalmente, as urnas 2002 [23/09/2002]

As eleições estão chegando, mas infelizmente não foram sanadas a tempo as deficiências de segurança das urnas eletrônicas, apesar dos esforços neste sentido. E o que é pior é que não vai ser possível detectar a exploração destas deficiências na maioria dos casos.


Negroponte na Índia [27/08/2002]

Nicholas Negroponte, professor e diretor da Media Lab do MIT, recentemente abriu uma "filial" na Índia, com generoso apoio do governo indiano. Um dos primeiros assuntos escolhidos para exame pelo Media Lab Asia é a maneira de levar acesso a comunicações modernas para o povo deste país de um bilhão de habitantes, que moram principalmente em aldéias com pouca infra-estrutura de comunicação. Neste artigo examinamos o uso da rede de rádio IEEE 802.11, que Negroponte imagina oferecer solução para muitas usos.


O Projeto GIGA: um experimento nacional em redes ópticas [05/08/2002]

Duas iniciativas promissoras de fomentar pesquisa e desenvolvimento em redes avançadas estão sendo gestadas no país. Além do Programa TIDIA do estado de São Paulo, o governo federal apoia o Projeto GIGA, que pretende montar uma rede experimental entre os estados do SP e RJ, para atividades de pesquisa e desenvolvimento em redes avançadas e telecomunicações realizadas por empresas e instituições de pesquisa.


A tempestade na indústria das telecomunicações [21/07/2002]

A WorldCom segue a Global Crossing rumo à falência. O que está acontecendo com as grandes empresas das telecomunicações, e quais são as semelhanças e diferenças entre a situação nos EUA e no Brasil?


O redescobrimento pela Europa da América Latina [27/06/2002]

Depois de 10 anos da Internet ter sido estabelecida na América Latina, através de ligações diretas entre os países da região e os EUA, nasce uma iniciativa da União Européia para criar laços diretos para a Europa. O programa ALIS promove cooperação em projetos da Sociedade de Informação, além de incentivar a interconexão entre as redes de ensino e pesquisa da Europa e dos países da região.


Acesso discado à Internet [04/06/2002]

A rede de telefonia foi projetada para o serviço de voz, mas acabou sendo usado em grande parte para comunicação de dados, e, especialmente, para acesso à Internet, causando problemas para a qualidade do serviço de voz, além de ter custos não uniformes. A Anatel está estudando novas formas de prestar o serviço de acesso à Internet, com benefícios para usuários até hoje discriminados.


Vou para a minha praia [19/05/2002]

Nesta semana (de 20 a 24 de maio) será realizado o vigésimo Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC) em Búzios. O SBRC reúne a comunidade acadêmica de P&D em redes para trocar idéias e experiências, e debater os rumos da área. Entre os assuntos a serem discutidos em Búzios estão novos rumos de colaboração entre esta comunidade e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).


Quem controla seu gravador de vídeo? [08/05/2002]

Há 20 anos, a indústria de cinema tentou tornar ilegal gravar programas de TV num gravador de fita de vídeo. O insucesso desta tentativa levou à explosão no comércio de fitas de vídeo, com grandes benefícios para a indústria cinematográfica. Hoje, a mesma indústria repete a ação legal, esta vez dirigida ao gravador de vídeo digital. Terá mais sucesso esta vez?


10+: Dez anos da Internet no País [25/04/2002]

Em 1992, iniciou-se no país o uso regular da Internet, inicialmente restrito às principais instituições nacionais de ensino e pesquisa. Hoje, dez anos depois, a Internet está em toda parte. São lembrados dois períodos cruciais que influenciaram fortemente esta transformação.


Hollywood já quer emascular o PC [01/04/2002]

Uma das aplicações Internet mais atraentes é o compartilhamento de conteúdos digitais, como primeiro demonstrado por Napster. Napster agora foi morta, mas sua função passou para Morpheus e KaZaA, de interdição judicial mais difícil. Agora é o vez dos filmes. Para evitar repetir a história de Napster, os DVDs são protegidos criptograficamente. Porém seu segredo caiu no domínio público. Para evitar mais repetições de uso "inapropriado" de PCs, a indústria de cinema propõe legislação para impedir que cada PC possa copiar certos conteúdos, emasculando-o já na fábrica.


Software aberto: o governo está contra? [24/03/2002]

Através de uma série de decisões isoladas, o governo federal vem impondo ao cidadão o uso de software da empresa Microsoft para funções essenciais de computação e comunicação. Isto não é necessário e muito menos desejável, porém até o momento houve pouca mobilização de protesto, exceto num caso importante em 2001. Já em 2002, há mobilização mais ampla que atinge, inclusive, a obrigatoriedade do uso de Windows para a entrega da declaração de ajuste do imposto de renda.


ICANN na encruzilhada [04/03/2002]

Quase dois anos depois de promover a eleição de 5 de seus diretores pela votação de usuários individuais da Internet, a ICANN volta a debater o futuro desta democracia direta na condução das suas atividades. Há 3 propostas na mesa, para o deleite de todos os gostos, indo da extensão ampla da participação de usuários até sua substituição total por representantes governamentais. As alternativas serão debatidas numa reunião da ICANN em Gana na semana que vem.


Lawrence Lessig e o Direito Autoral [17/02/2002]

Lawrence Lessig é professor de direito de Stanford University, que vem estudando a inadequação das leis tradicionais para lidar com o aparecimento da Internet. A facilidade de copiar e distribuir obras pela rede tem um grande impacto sobre o direito autoral, mas Lessig considera equivocadas recentes modificações na legislação, que apenas reforço o aspecto de propriedade. Para ter uma comunidade funcional e saudável, para ele é importante também pensar em aspectos coletivos da criação.


O futuro das comunicações [01/02/2002]

O pedido de concordata feito pela empresa Global Crossing é o maior na história das telecomunicações, que foi ocasionado pela empresa não atrair os clientes de banda larga necessários para viabilizar seu negócio de telecomunicações internacionais. Identificamos impedimentos ao crescimento do mercado de banda larga, e descrevemos uma proposta para neutralizá-los, liberando a energia de inovação, e em última análise prestando bons serviços à sociedade e à cidadania.


Uma rede sustentada pelo amor [16/01/2002]

O ano 2001 foi péssimo para as empresas de alta tecnologia da revolução "ponto-com", com muitas falências, desemprego e perdas financeiras. Entretanto, a Internet em si continua firme e forte, pois boa parte da sua infra-estrutura e conteúdo é criada e mantida em funcionamento sem a busca de ganhos financeiros. A criação e sobrevivência desta Internet, construída pelo amor, é o grande milagre dos nossos tempos.


Urnas eletrônicas 2002: o enterro da auditoria [31/12/2001]

A longa discussão sobre a maneira mais apropriada de incluir mecanismos de auditoria na urna eletrônica brasileira levou ao triste desfecho em dezembro da aprovação pelo Congresso de um projeto de lei que tanto modificou as propostas originais que retirou delas sua eficácia funcional.


Surfando as ondas do rádio [23/12/2001]

Cresce rapidamente a utilização de computação nômade, com acesso à Internet feito através de placa de rádio IEE 802.11b (o Wi-Fi). Examinamos as características dos provedores de acesso, tanto comerciais como informais, que dão suporte ao acesso à Internet para estes novos nômades do nosso tempo, e ainda espiamos um pouco a próxima geração de equipamentos de acesso via rádio, com taxas de transmissão até 54 Mbps.


A subversão da criptografia [25/11/2001]

Lanterna Mágica é o novo recurso, inventado pelo FBI dos EUA, para combater o uso de criptografia forte por seus desafetos, e consiste da penetração do computador do alvo de investigação por um vírus, no melhor estilo dos hackers, para em seguida transmitir aos seus mestres os dados digitados pelo usuário. Não é tão claro quem vai mais se beneficiar desta nova evolução tecnológica da guerra contra o crime.


Revelação total de defeitos em software [17/11/2001]

Foi reacendido recentemente o debate sobre as vantagens e desvantagens da revelação total de defeitos de software que causam vulnerabilidade a ataques de sistemas ligados à rede Internet. A indústria de software (leia-se Microsoft) que os profissionais de segurança se comportem "com responsabilidade", enquanto estes profissionais criticam a má qualidade de segurança de software dessa empresa. A nova preocupação com a segurança nacional dos EUA poderá pesar na balança, em favor da indústria de software.


O farol entrou em pane [31/10/2001]

Seis semanas depois dos atentados de 11 de setembro, os EUA já adotaram a lei USA-PATRIOT, supostamente para se defenderem contra o terrorismo, mas na verdade incorporando um amplo leque de poderes novos para a polícia, inclusive a remoção ou liberalização de controles sobre interceptação e quebra de sigilo de comunicações de voz e eletrônicas. A aprovação da nova lei se deveu ao estado de pânico induzido ultimamente na população dos EUA, e representa um retrocesso na defesa das liberdades individuais.


Dante e Géant [22/10/2001]

Enquanto no Brasil, a RNP (Rede Nacional de Pesquisa) tem a tarefa de interligar as redes acadêmicas dos diferentes estados, o trabalho correpondente na Europa, a interligação das redes nacionais de 33 países, é realizado pela empresa Dante, que está em vias de instalar sua nova rede, Géant, antes do final do ano. Géant é uma das redes mais rápidas no mundo, alcançando velocidades de transmissão de 10 Gbps.


Redes ópticas no Brasil: a infra-estrutura física [30/9/2001]

A Internet do futuro será em grande parte implementada usando transmissão em fibras ópticas. Mostramos que muitas das fibras que deverão ser usadas estão sendo instaladas por empresas que não atuam tradicionalmente no ramo das telecomunicações. As futuras redes comunitárias deverão operar seus próprios equipamentos sobre fibras dedicadas.


A democracia e o perigo das emergências [17/9/2001]

Os atentados perpetrados em Nova Iorque e Washington no último dia 11 de setembro criaram a oportunidade para tornar mais autoritárias as sociedades democráticas, aproveitando rapidamente do desejo generalizado de impedir que venham a se repetir. Infelizmente a pressa é o inimigo da perfeição, e existe um sério perigo de correr para adotar medidas de segurança para "proteger" a liberdade, que acabam solapando justamente esta liberdade.


Uma pausa para meditação [27/8/2001]

É feita uma análise curta dos temas discutidas nesta coluna durante os últimos 15 meses. O colunista também descreve as ferramentas essenciais do seu trabalho, responsáveis para conseguir as informações usadas para compor sua coluna.


A força das indústrias de entretenimento [20/8/2001]

A lei norte-americana Digital Millennium Copyright Act inova em tornar crime a burla de tecnologias de proteção de propriedade intelectual. Esta lei já está tendo conseqüências nefastas em inibir pesquisa científica em criptografia, além da prisão de um programador russo que participava de uma conferência nos EUA. Agora está sendo proposta para outras países da ALCA, inclusive o Brasil, a adoção de medidas semelhantes em sua legislação doméstica.


SELA - uma alternativa eletrônica de auditoria das urnas eletrônicas [12/08/2001]

Um dos fatores que polarizava opiniões a respeito das críticas à insegurança das urnas eletrônicas era a proposta de apenas uma solução corretora, que envolvia a impressão em papel dos votos dados. Nos últimos dias, tomou-se conhecimento de uma segunda alternativa, inteiramente eletrônica, para realizar a auditoria das urnas. Adicionalmente, pela primeira vez o TSE admitiu a possibilidade de adotar novas medidas de transparência e segurança, já para as eleições de 2002.


MP 2.200-1: a ICP-Brasil reeditada [05/08/2001]

Um mês depois da edição da Medida Provisória 2.200, decretando a criação de suporte amplo para uso de criptografia e assinaturas digitais, a MP foi reeditada com modificações, que atendem a algumas das críticas da sociedade. Entretanto, muitas destas críticas ainda não foram respondidas, e espera-se que vai continuar uma nova fase de propostas e contrapropostas.


Urnas eletrônicas 2002: a corrida contra o tempo [29/07/2001]

Faltam pouco mais de dois meses para promulgar as regras das eleições gerais de 2002. Uma das questões polêmicas que precisam ser resolvidas é dar maior segurança ao voto eletrônico. Esta questão foi discutida num relatório, publicado recentemente nos EUA, sobre a modernização do voto naquele país.


ENUM: a integração de acesso a serviços em redes [22/07/2001]

Inventado há um ano, está se tornando muito bem recebido um novo esquema para registrar números telefônicos como os nomes na Internet de indivíduos. Este esquema permitiria oferecer diversas alternativas de contato ao indivíduo, incluindo correio eletrônico, fax, pager e até telefone.


Mais reflexões sobre a ICP-Brasil [16/07/2001]

Desde a edição da Medida Provisória 2.200, criando a Infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), aumentam as vozes críticas a seu respeito, tanto do aspecto técnico como jurídico.


Assinaturas digitais: falta pouco agora [09/07/2001]

Por um lado o Congresso e por outro o governo já criam perspectivas a curto prazo para regulamentar os documentos eletrônicos e seu uso em transações comerciais, financeiras e administrativas.


Apenas uma questão semântica? [02/07/2001]

Na semana passada, foi questionada pelo STJ e por um alto funcionário da Anatel a base jurídica para o funcionamento da Internet no país. A princípio, esta questão já teria sido resolvida na década passada, inclusive pela aprovação da Lei Geral das Telecomunicações de 1997.


A concorrência na oferta de telefonia [24/06/2001]

Atualmente, a oferta de serviços de telefonia IP, a custos bem inferior aos convencionais, está sendo reprimida pela polícia federal, com base na legislação vigente, criada pela Anatel. Argumenta-se que estes serviços são tão interessantes ao consumidor como são dos camelôs e dos vans, e que deve ser modificada a legislação para adequá-la às novas realidades tecnológicas.


ICANN: a questão da representatividade [17/06/2001]

Enquanto os novos diretores, eleitos pelos usuários, continuam a animar as reuniões da ICANN, continuam os estudos para reavaliar o papel do eleitor individual de diretores dentro da sua estrutura. Foi publicado no início do mês um estudo independente sobre esta questão que joga mais luz sobre as eleições realizadas no ano passado.


A Conferência de Haia e a Internet [11/06/2001]

Está sendo discutida uma futura Convenção de Haia sobre a resolução de disputas civis e comerciais internacionais. A versão proposta desta convenção vem recebendo críticos que alegam que suas propostas serão maléficas para os usuários da rede, por aplicar a todos os países signatários da convenção as leis nacionais de qualquer um deles, inclusive as mais retrógradas.


Os zumbis e seus mestres malevolentes [04/06/2001]

Há pouco mais de dois anos apareceu o primeiro ataque DDoS (Distributed Denial of Service) na Internet, onde um sítio é bombardeado por mensagens enviadas de forma coordenada por centenas de zumbis (máquinas subvertidas) controlados por um mestre. Esta praga vem se alastrando pela Internet, causando o efetivo fechamento temporário do sítios que são suas vítimas. O relato recém publicado de um estudo de um ataque DDoS por um especialista em segurança joga luz neste submundo anárquico dos hackers adolescentes.


As bibliotecas no tempo da Internet [29/05/2001]

A Internet revoluciona o acesso à informação, e entre os lugares afetados são as bibliotecas universitários, que vêm sendo complementadas pelas bibliotecas digitais. O uso de bibliotecas digitais também apresenta novas oportunidades para a divulgação das informações científicas, e há um grande movimento no meio acadêmico para promover seu arquivamento no domínio público seis meses depois da sua publicação, facilitando assim o acesso mais amplo e democrático.


Europa: a guerra pela privacidade das comunicações [20/05/2001]

Uma guerra está sendo travada dentro da União Européia, onde a legislação que desde os anos 80 protege a privacidade das bases de dados pessoais está na mira dos governos dos países membros, que defendem reduzir esta proteção para dar novas armas às polícias para investigação do crime, inclusive a bisbilhotice sem restrições do correio eletrônico de todos os usuários da Internet.


Contato com as raízes [14/05/2001]

Antes da Internet o acesso à informação sobre os assuntos públicos de países distantes era restrito aos leitores de jornais e ouvintes das estações de rádio daqueles lugares. Isto limitava muito o contato do emigrante com as suas raízes. A publicação eletrônica dos jornais e a transmissão de programas de rádio pela Internet agora estão contribuindo para superar a "tirania da geografia".


Software aberto, software livre e propriedade intelectual [06/05/2001]

A Microsoft lançou esta semana seu programa de "codigo compartilhado", para dar um contraponto aos movimentos de software livre e software aberto. A coluna examina estas tendências no desenvolvimento e distribuição de software.


Eleições pela Internet [02/05/2001]

Enquanto a imprensa nacional começa a discutir a segurança das urnas eletrônicas na esteira das revelações da subversão do painel de votação do Senado, nos EUA aprofunda-se a discussão sobre a automação das eleições, usando, inclusive, a Internet.


A ética e o profissional de informática [23/04/2001]

A crise da adulteração do painel do Senado resultou da conduta pouco ética de diversas pessoas, inclusive de profissionais de informática da Prodasen. Entre outras conseqüências, volta-se a questionar a confiabilidade das urnas eletrônicas do TSE.


P3P - uma solução para privacidade na Web? [17/04/2001]

O problema de controle de "cookies" e a coleta de informações pessoais levaram à proposta de P3P, uma maneira de formalizar a política de privacidade do dono do sítio WWW, e permitir o uso de ferramentas automáticas de decisão. Porém não há consenso se P3P será suficiente, ou até apropriado, para proteger a privacidade.


Como vai a ICANN? [9/04/2001]

Em novembro de 2000 foram empossados os cinco novos diretores da ICANN, eleitos diretamente pelos membros individuais. Aqui olhamos um pouco a agenda da ICANN, e a questão importante da sua transparência, agora posta em destaque pela criação de novos canais de informação e diálogo entre a ICANN e a comunidade Internet.


Telefonia IP: pirataria ou competição legítima? [2/04/2001]

As acusações de "pirataria", feitas pela Embratel às empresas nacionais de telefonia IP, demonstram que tornou-se mais acirrada a competição pelo mercado nacional de telefonia. Por enquanto há uma zona cinzenta onde funcionam estas empresas chamadas de "piratas". Não seria do interesse de todos admitir abertamente esta competição, que só traz vantagens ao consumidor final?


A Internet sem fio e sem licença [26/03/2001]

Da mesma forma que a indústria de telefonia está sendo transformada pelo uso de rádio, nos telefones celulares, começa a aparecer o rádio como uma alternativa importante para acesso à Internet, especialmente para os computadores portáteis. Tecnologias sem fio de faixa larga, por meio de rádio ou feixe de laser, também podem baratear os custos de acesso comunitário.


A RNP2 revisitada [21/03/2001]

O rumos da RNP2, versão nacional do projeto Internet2, serão debatidos num workshop em maio em Florianópolis.


O assalto do crime organizado ao comércio eletrônico [12/03/2001]

O FBI anunciou na quinta feira, dia 8, que bancos e empresas do comércio eletrônico vêm sofrendo uma onda de invasões realizadas pelo crime organizado da Rússia e Ucrânia. A novidade é a escala e o profissionalismo dos ataques, e ela obriga as organizações a repensarem a forma de se proteger contra o crime eletrônico.


Alerta vermelha para usuários de Windows [05/03/2001]

Muitos usuários de Windows abre acesso aos arquivos no seu disco a colegas trabalhando em outras máquinas na mesma rede local. Sabe-se que isto é inseguro se a máquina em questão também tem acesso à Internet. O lançamento recente de um software, que faculta a qualquer novato na Internet a exploração de discos de computadores alheios, representa uma nova e grande ameaça à segurança de sistemas Windows.


Esperteza não tem fim, espírito público sim [26/02/2001]

Houve uma tentativa, por parte de uma entidade de ensino superior, de explorar comercialmente uma brecha nas regras do serviço de registro de nomes na Internet. Uma mudança recente nestas regras permite combater essa iniciativa.


Peer-to-peer: a volta da Internet participativa [19/02/2001]

Uma conferência na semana passada focalizou a reforma do modelo de serviços da Internet, tornada possível pela disponibilidade de grande capacidade computacional ociosa nos computadores pessoais domésticos, e caracterizada por aplicações novas tais como Napster, SETI@Home e ICQ.


Como resolver a exclusão digital [12/02/2001]

É abordado o tema da "digital divide", ou "fosso digital", que separa os usuários das tecnologias de informação e comunicações dos que estão excluídos atualmente dos seus benefícios. A situação é promissora, pois está se tornando aceito no meio político que é essencial acabar com esta nova forma de "apartheid".


As universidades devem mudar para o domínio "edu.br"? [05/02/2001]

Na semana passada ficou conhecida amplamente uma resolução do Comitê Gestor Internet BR para promover a transição para o domínio "edu.br" dos nomes Internet usados por instituições da comunidade acadêmica nacional, atualmente cadastrados no domínio "br". Muitas pessoas discordam desta decisão, e esta coluna explicar porquê.


Bases de dados pessoais - o habeas-data [29/01/2001]

Ao lado da legislação dos países europeus de proteção de dados pessoais e a ausência de legislação específica dos EUA, apareceu a partir da Constituição brasileira uma terceira via, o conceito constitucional de habeas-data, que vem sendo adotado por países da América Latina.


Bases de dados pessoais - a visão européia [22/01/2001]

Continuando nosso exame da privacidade dos dados pessoais no exterior, olhamos a situação na Europa, onde há uma tradição de proteger a privacidade através de legislação específica. Isto vem criando pressões sobre os EUA, onde a proteção de privacidade é voluntária. Para salvaguardar os atuais fluxos de dados pessoais ao nível internacional, o governo dos EUA criou o conceito de "porto seguro", que atenderia as exigências das leis européias. Porém, pressões internas, populares e empresáriais, poderão levar os EUA a adotar legislação em defesa da privacidade dos dados.


Bases de dados pessoais [16/01/2001]

Há uma polêmica a respeito da coleta, manuseio e distribuição de dados pessoais, que vem sendo aguçada pelo crescimento do comércio eletrônico. Nesta primeiro coluna sobre o assunto, explica-se as origens da automação de bases de dados pessoais, alguns dos seus problemas, e o modelo da auto-regulamentação voluntária, como praticada em alguns países.


Redes óticas - a última fronteira [08/01/2001]

Apesar de ter-se passado a usar, e muito, a fibra ótica como meio de transmissão de dados, a capacidade do meio ótico ainda é muito maior do que a efetivamente usada, devido ao descompasso do desempenho entre o domínio ótico da fibra e o domínio eletrônico dos equipamentos. Em breve deverá ser adotada redes totalmente óticas, onde a eletrônica fará parte reduzida, e as velocidades serão muito mais altas.


Tendências globais até 2015, segundo a CIA [02/01/2001]

No final do ano, a CIA (Agência Central de Informações dos EUA) conduziu um exercício de futurologia, para identificar tendências globais durante os próximos quinze anos. Resume-se aqui a parte deste estudo referente aos impactos da ciência e tecnologia.


Votação pela Internet [27/12/2000]

As recentes votações pela Internet para decidir quem foi o melhor jogador de futebol do século XX trazem à tona os problemas inerentes em eleições virtuais. Refletimos sobre a eleição para diretores da ICANN, realizada no meio deste ano, e tecemos considerações sobre mudanças desejáveis no processo eleitoral.


Lições de fora sobre a mecanização das urnas [18/12/2000]

O tumulto que seguiu a eleição presidencial dos Estados Unidos este ano foi causado por defeitos, já previamente identificados, porém não sanados a tempo, no seu sistema de automação do processo eleitoral. Isto era um problema que poderia ocorrer a qualquer eleição. A tecnologia de urnas eletrônicas usadas no País também tem seus defeitos, e é recomendável consertá-los, antes que eles se manifestem numa hora inoportuna.


No país de George Orwell [11/12/2000]

Na semana passada foi divulgado documento da segurança pública britânica propondo manter arquivados por prazo de sete anos registros de utilização por toda a população britânica dos serviços de comunicação, por telefonia e pela Internet. Esta proposta, considerada por muitos como uma intrusão sem cabimento da privacidade individual, seria inconstitucional no Brasil.


Assinaturas digitais para o comércio eletrônico [4/12/2000]

O comércio eletrônico varejista requer meios eficazes de pagamento de compras feitas pela Internet, para substituir o uso do cartão de crédito, intrinsecamente inseguro. Em breve, a segurança de transações será garantida pelo uso de pagamentos assinados digitalmente. Porém, serão necessários alguns cuidados para proteger os interesses das partes.


Cryptonomicon, por Neal Stephenson [27/11/2000]

Neal Stephenson já escreveu vários livros do gênero "cyberpunk", trabalhos futurísticos baseados em avanços na computação, atraentes para aficionados da ficção científica. No seu último livro o autor procura uma platéia com um romance tecno-histórico, inspirado nas origens da computação eletrônica no criptanálise militar da Segunda Guerra Mundial, e em algumas das suas conseqüências até os dias de hoje.


ICP-Gov: a Infra-estrutura de chaves públicas do governo [20/11/2000]

O governo federal já definiu como deverá ser o suporte para o uso de criptografia de chave pública dentro do serviço público, e em breve passará a realizar autenticação de documentos através de assinaturas digitais. É de se esperar que o padrão adotado vai se estender para o resto da sociedade civil.


A importância da recontagem de votos [13/11/2000]

A recontagem de votos na última eleição presidencial dos EUA tem provocado muitas sugestões que se adote nesse país a tecnologia das urnas eletrônicas em uso aqui. Porém, existem bons motivos para considerar que há falhas sérias no projeto nacional, e que ele deverá ainda ser modificado para tornar transparente a todos que os resultados das eleições refletem realmente a vontade dos eleitores.


Rijndael: o sucessor do DES [06/11/2000]

O velho DES (Data Encryption Standard) vai logo ceder lugar para o AES (Advanced Encryption Standard, um algoritmo bem mais seguro. Acaba de ser escolhido em concurso público para o AES o algoritmo Rijndael, criado por dois criptólogos belgas. Este padrão norte-americano deve acabar se tornando um padrão mundial de fato.


A invasão da Microsoft: o rei está nu [30/10/2000]

O ataque à sede da Microsoft é uma marca na história da segurança da Internet, pois põe à descoberta a realidade da segurança dos sistemas em uso em grande parte da Rede dos nossos dias. E o pior ainda não passou.


Segredos e mentiras, por Bruce Schneier [23/10/2000]

Bruce Schneier já é bem conhecido entre especialistas de segurança em redes como o autor de Applied Cryptography (Wiley, 1995).Seu último livro, Secrets and Lies (Wiley, 2000), acaba de ser publicado, e retrata a mudança brusca da maneira dele encarar a questão de segurança em redes, e, em especial, na Internet.


Os resultados das eleições para a ICANN [16/10/2000]

Concluiu-se no último dia 11 de outubro o processo do preenchimento das primeiras cinco vagas de diretor eleito pelos sócios individuais da ICANN - Internet Corporation for Assigned Names and Numbers.


TVs universitárias e redes de faixa larga [09/10/2000]

As TVs universitárias existem há bastante tempo. Por exemplo, há 28 anos a TVU de Natal no Rio Grande do Norte foi criada como órgão vinculada à UFRN, e vem funcionando como veículo de teledifusão.


Conectividade universal na Internet [02/10/2000]

Da mesma forma que a Internet, a rede global de telefonia não tem uma administração central, mas depende da colaboração entre um número elevado de provedores de serviços para que seja possível oferecer um serviço universal


Eleições na Internet - a fase final [25/09/2000]

Leitores desta coluna no final de julho teriam tomado conhecimento do processo eleitoral para a seleção de diretores representando os sócios individuais da ICANN - Internet Coporation dor Assigned Names and Numbers.


Internet 24 horas em casa [18/09/2000]

Quem usa muito a Internet através de acesso discado logo percebe que a maior parte dos gastos não são do provedor de acesso, mas da companhia de telefonia, que cobra uma gorda tarifa sobre o acesso, faturando os impulsos, dos quais estamos isentos apenas de madrugada, aos sábados a partir das 14 horas, e o dia inteiro aos domingos e feriados.


Informação e o governo federal [11/09/2000]

Uma das características marcantes da época em que vivemos é o uso da tecnologia de informação pelos governos. Em muitos países, incluído entre eles o Brasil, a Internet contou desde o início com o apoio explícito de agências oficiais, e, com o passar do tempo, tem sido sempre crescente o envolvimento do próprio governo como usuário.


Echelon - espionagem a granel [04/09/2000]

A NSA - National Security Agency dos EUA - é sucessora dos serviços de informações militares da época da segunda guerra mundial.


Os primos do Carnivore [28/08/2000]

Uma das vantagens de estudar o contexto norte-americano da evolução dos conflitos introduzidos numa sociedade pelo uso de tecnologia nova é que nesse país há pouco controle de informação (especialmente depois da Internet), a imprensa é livre e o judiciário independente age com rapidez.


Para onde irá a Internet? [21/08/2000]

A Internet está mudando. Além dos serviços costumeiros, como correio eletrônico, ICQ e WWW, cada dia tem mais novidades, como telefonia, videoconferências e outras aplicações que podem ser caracterizadas como de tempo real.


As empresas e a Internet [14/08/2000]

O tratamento dado pela mídia ao uso comercial da Internet, praticado no País desde o final de 1994, deve fazer pensar que predomina neste meio o usuário doméstico, que poderá realizar suas compras e escolher seu entretenimento através da Rede.


Grampeando a Internet [07/08/2000]

Na coluna "A privacidade nas comunicações" de 17 de julho foi discutida a questão de interceptação de telefonemas, atribuição dos agentes de lei em muitos países inclusive o Brasil, quando devidamente autorizada por um juiz.


Os eleitores da ICANN [31/07/2000]

Na coluna de 24 julho falamos das próximas eleições para a ICANN - a Internet Corporation for Assigned Names and Numbers, quando deverá ser eleito pelos membros individuais um diretor para a região América Latina e o Caribe (AL&C).


Eleições para a Internet [24/07/2000]

No dia 31 de julho fecham-se as inscrições para poder votar nas primeiras eleições gerais da Internet.


A privacidade nas comunicações [17/07/2000]

Convém examinar o preceito constitucional de privacidade das comunicações de hoje. Há um conflito entre a privacidade do indivíduo e os interesses da comunidade?


Legislação para o comércio eletrônico [10/07/2000]

Voltemos a discutir esta semana o tema de criptografia e suas aplicações. Numa coluna anterior, "Segurança na comunicação governamental", foi comentado o decreto 3.505, que se limita aos problemas de comunicação do próprio governo.


A telefonia IP e suas conseqüências [03/07/2000]

No dia 11 de junho foi realizado em Washington, capital dos EUA, um comício para defender manter livre de controle o uso da Internet para telefonia.


Segurança na comunicação governamental [26/06/2000]

Ao baixar em 13 de junho o decreto 3.505 o governo federal assumiu publicamente a importância da segurança da informação na esfera pública.


A convergência das redes de comunicação [19/06/2000]

Desde a criação do telégrafo nos anos 1830, a cada nova mídia de comunicação adotada foi criada uma rede distinta para torná-la disponível a seus usuários.


MP3, Napster e Gnutella [12/06/2000]

O MP3 é uma formato para representar música digital com qualidade CD, usando técnicas de compressão, para reduzir o tamanho dos arquivos, ou da banda de rede necessária para sua transmissão em tempo real.


Dores de cotovelo causadas pelo verme de amor [07/06/2000]

Os recentes ataques que impediram acesso de usuários genuínos a sites conhecidos da Internet, como o amazon.com, e a infestação de milhares de computadores pessoais usando o software de correio Outlook Express pelo verme "I Love You" e seus sucedâneos nos sugerem a extrema vulnerabilidade deste meio revolucionário de comunicação, a Internet.