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Tutorial de programação J2ME |
Autor: Rodrigo P. Garcia Corbera |
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Basta apenas apertar o botão "Build" no KToolbar que o Toolkit compilará os arquivos fonte e criará os arquivos .class que serão usados para rodar o simulador. Abaixo segue a ilustração da construção do aplicativo "Hello World!".
Caso não ocorra nenhum problema de compilação teremos a mensagem "Build Complete", ao final das mensagens, indicando que está tudo pronto para executar a aplicação "Hello World!" no simulador. Caso ocorram erros de compilação os mesmos serão apresentados no console do Toolkit.
No nosso caso, o programa está depurado e o código fonte está correto. Portanto não há nenhum problema de compilação. Neste caso estamos prontos para executar a aplicação. Para isso basta apertar o botão "Run" no KToolbar. Ao fazer isso será aberta uma nova janela com o simulador escolhido. No nosso exemplo é o simulador genérico colorido, conforme a figura abaixo.
A figura acima mostra o estágio inicial do simulador que permite que seja escolhido qual Midlet executar. Nosso caso só há um Midlet especificado no arquivo .JAD, portanto temos apenas que pressionar o SoftKey para lançar a aplicação "Hello World!" (botão em destaque logo abaixo da palavra "Launch"). O resultado da execução do "Hello World!" segue abaixo.
Uma vez que a aplicação tenha executado a contento no simulador, é possível criar o arquivo
.JAR (Java Archive) que é, na verdade, um arquivo compactado no formato PkZip com todas as classes e arquivos do diretório "…\res"
(resources).
Para criar-se o .JAR basta selecionar "Project à Package" no menu do
KToolbar. Esse arquivo somente é necessário para executar o programa no próprio aparelho celular.
Com este tutorial, o estudante será capaz de compilar e simular seus programas desenvolvidos com a linguagem J2ME para aparelhos celulares. No próximo e último capítulo do tutorial, apresentarei uma versão mais sofisticada do programa
"Hello World!", onde mostrarei como fazer animações simples usando caracteres de texto, o que pode ser melhorado, futuramente pelo próprio estudante, para fazer animações com imagens.
Até lá!