WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Espectro de 2,5 GHz --> Índice de artigos e notícias --> 2009

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo



Fonte: Teletime
[11/02/09]  Empresas de MMDS pedem anulação da consulta pública - por Samuel Possebon
 
Quando a Anatel publicou a consulta pública para o ato de renovação das frequências utilizadas pelos operadores de MMDS, imediatamente os que se opõem à atual destinação do espectro de 2,5 GHz concluíram que a agência havia decidido a disputa em favor dos operadores de TV paga. Mas a questão não é tão simples, a julgar pela contribuição das empresas de MMDS e da Neotec, associação que representa o setor. Segundo documentos a que este noticiário teve acesso, os operadores de MMDS querem simplesmente a anulação da consulta pública. E mais, na hipótese de a consulta ser mantida e a renovação se dar nas condições propostas pela agência, as empresas que hoje controlam o espectro de 2,5 GHz não querem critérios subjetivos para pagamento das outorgas, baseados na "avaliação dos negócios empresariais, projeção de lucros e as taxas de risco, atratividade e retorno do negócio", como propôs a agência.
 
A tese da anulação da consulta pública, segundo os operadores de MMDS, se baseia no fato de que ela não veio acompanhada de exposição de motivos, que a proposta colocada é diferente do ato de autorização dos operadores que receberam suas licenças depois da Lei Geral de Telecomunicações e que consultas públicas só deveriam ser aplicadas a atos normativos ou a licitações, o que não é o caso. A argumentação jurídica, naturalmente, é bem mais vasta, mas em essência esses são os pontos de questionamento.
 
A manifestação das empresas de MMDS é, na verdade, uma peça jurídica completa, que prossegue a argumentação na hipótese de a agência manter a consulta pública.
 
Nesse caso, as empresas entendem que a Anatel deveria tirar da proposta de ato as referência ao que já está na Lei geral de Telecomunicações, como a possibilidade de alterar a destinação do espectro no futuro. Da mesma forma, as empresas sugerem a retirada da cláusula que prevê a não renovação ao fim dos 15 anos de outorga, argumentando que isso também está disposto na lei.
 
A exigência feita pela Anatel de pagamento e consulta pública para a o caso de interesse de expansão da área de cobertura por parte das autorizadas de MMDS também é alvo de críticas por parte das empresas. Elas entendem que essa condição não é isonômica com operadores de MMDS que receberam suas licenças após a Lei geral de Telecomunicações e que não têm estas obrigações.
 
Preço
 
Mas o ponto mais polêmico, e sobre o qual as empresas detentoras das faixas de 2,5 GHz mais se alongam é a questão do pagamento pelas licenças que estão sendo renovadas. A Anatel propôs que os preços pelas licenças seriam estabelecidos com base na "avaliação dos negócios empresariais, projeção de lucros e as taxas de risco, atratividade e retorno do negócio". Para as empresas de MMDS essa hipótese é inadmissível. Elas entendem que já existe uma regra estabelecida para definir o preço do espectro. Trata-se da Resolução 387/2004, que estabelece o Regulamento de Cobrança de Preço Público pelo Direito de Uso de Radiofrequências. A justificativa para que a Anatel não possa estabelecer o valor de forma livre é o fato de que, por se tratar de renovação, não existe um processo de licitação.
 
Ou seja, a julgar pela posição das empresas e fornecedores que se opõem à renovação das licenças de MMDS nas condições atuais, o que inclui as grandes operadoras de telefonia celular, e também pela posição das empresas detentoras de licenças de MMDS, fica claro que a haverá embates violentos qualquer que seja a posição adotada pela Anatel. A decisão está pautada para a reunião do conselho diretor desta quinta, 12.