WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Espectro de 2,5 GHz --> Índice de artigos e notícias --> 2012

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Tele.Síntese
[13/07/12]  LTE avança no Equador e na Rússia

No Equador, foi destinada a faixa de 700 Mhz para a banda larga, e na Rússia, vendida faixa de 800 Mhz para a 4G

Apesar de não ter se conseguido uniformizar as frequências da quarta geração do celular para todo o globo, para a ocupação da banda larga móvel, cada país tem dado um jeito de encontrar o seu espectro, entre as faixas já selecionadas pela UIT (União Internacional de Telecomunicações).

O Brasil foi um dos primeiros países da Amércia Latina a vender frquência para a 4G, e começou com a banda mais alta, de 2,5 GHz. E passa a discutir a ocupação da faixa de 700 MHz, a mesma escolhida pelos Estados Unidos.

Esta semana, o Conselho Nacional de Telecomunicações do Equador, destinou a faixa de 700 MHz (entre 698 a 806 MHz) para os serviços de banda larga móveis e fixos. A radiodifusão ficou com as bandas de 512 a 608 MHz e de 614 a 698 MHz também para transmitir os sinais de TV no Equador. Na mesma decisão, a agência reguladora daquele país mandou limpar a faixa de 470 a 512 MHz e de 2,5 GHz também para serem ocupadas pela banda larga fixa e móvel

Rússia

Já na Rússia, as três maiores operadoras de celular - MTS, MegaFon e VimpelCom ganharam ontem suas licenças para operar a tecnologia LTE (Long Term Evolution). A frequência naquele país é a de 800 MHz (acompanhando a Europa Ocidental) - de 791-862 MHz- e as empresas deverão lançar o serviço a partir de 1 de junho de 2013. Os investimentos previstos são de US$ 457 milhões por ano cada para atender as metas de cobertura estabelecidas pela agência reguladora daquele país.

A Yota, operadora que apostou na tecnologia WiMAX e desisitu, tentou construir com outras empresas uma rede compartilhada de LTE, mas o acordo não está vingando. ( Da redação, com agências internacionais).