WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Espectro de 2,5 GHz --> Índice de artigos e notícias --> 2012

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Tele.Síntese
[12/06/12]  Para Zenteno, da Claro, modem 4G será acessível para todas as classes - por Lúcia Berbert

Mas smartphones ficarão restritos para as classes A e B, por falta de escala dos aparelhos.

“A Claro foi a primeira operadora a apoiar o leilão da 4G e a primeira a arrecadar um lote nacional, que permitirá oferecer banda larga móvel a seus clientes com velocidade de até 100 Mbps”, destacou o presidente da operadora, Carlos Zenteno, após adquirir o lote 2 da licitação da 4G, que corresponde a faixa W da 2,5 GHz e a 450 MHz. A cobertura da faixa é a região Amazônica, os estados da Bahia e do Maranhão e a Região Metropolitana de São Paulo, e saiu por R$ 844,5 milhões, que representou ágio de 34% em relação ao preço mínimo.

Segundo Zenteno, o bloco arrematado foi o melhor para atender a estratégia da companhia, que deverá implantar a primeira rede de 4G em LTE na América Latina do grupo. Os investimentos necessários para montagem da rede ainda estão em análise, mas ficarão mantidos dentre os R$ 3,5 bilhões de aplicações do grupo no país em 2012.

Segundo ele, 80% da rede atual da operadora já se encontra em tecnologia IP, que facilita a implantação da rede de quarta geração. O presidente não descarta trazer para o país novos fornecedores, que já atendem as redes 4G dos Estados Unidos e de países da Europa.

Zenteno disse que a Claro já está fazendo testes com diferentes fornecedores de equipamentos de 4G para definição de seu plano de negócio, mas garante que cumprirá as metas estabelecidas no edital, que prevê o atendimento das seis cidades-sedes dos jogos da Copa das Confederações já em abril de 2013.”São metas ambiciosas, mas serão cumpridas”, disse Zenteno.

Para o presidente da Claro, os primeiros clientes da telefonia 4G virão das classes A e B, em função dos aparelhos mais caros, por falta de escala. Acredita, no entanto, que os modems da banda larga móvel, por serem mais simples, poderão atrair clientes de outras faixas. “Hoje, a banda larga móvel é usada em computadores de casa e não só em equipamentos portáteis”, disse.