WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Espectro de 2,5 GHz --> Índice de artigos e notícias --> 2013

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Tele.Síntese
[04/02/13]  Mesmo sem liberação de frequência, Claro lança 4G em Curitiba

Operadora já tem rede LTE em Recife, Campos do Jordão, Parati e Buzios

A Claro, primeira a lançar operação comercial de banda larga móvel 4G, anunciou o início das vendas do serviço em Curitiba. Com a cobertura na capital do Paraná, agora são cinco os municípios com rede LTE da operadora do grupo América Móvil, reforçando sua posição como pioneira neste tipo de oferta no Brasil. Telefônica/Vivo, TIM e Oi adquiriram frequência para prestação do serviço 4G em território nacional em leilão da Anatel e, de acordo com edital, precisam instalar redes nas cidades-sede da Copa das Confederações até o início de maio. No entanto, as três operadoras ainda não lançaram comercialmente suas redes.

“Acreditamos que a tecnologia 4G será uma revolução no Brasil e nós queremos ser mais do que pioneiros. Queremos ser a operadora que oferece a melhor experiência de qualidade do serviço para os atuais e futuros clientes”, afirma Carlos Zenteno, presidente da Claro.

A tecnologia apelidada de 4GMax pela Claro, porque a operadora detém faixa de 40 Mhz, enquanto Oi e TIM detém faixas de 20 MHz (10 MHz + 10 MHz), chegará a Curitiba, primeiramente, com a capacidade de 5Mhz+5Mhz porque ainda nao ocorreu a limpeza do espectro por empresas operadoras do serviço de TV paga por MMDS. A limpeza do espectro tem sido motivo de disputa, por conta do preço a ser pago como indenização, e o próprio Zenteno já demonstrou preocupações sobre a possibilidade de oferta do serviço até a Copa das Confederações por esta razão.

A Claro também anunciou que, a partir de março, todas as lojas da operadora no Brasil terão os tablets da Samsung compatíveis com a tecnologia 4G no Brasil. (Da redação)