WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  5G --> Índice de artigos e notícias --> 2019

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: SAPO/Exame Informática
[27/05/19]  «A 5G pode retirar algum espaço ao Wi-Fi em ambiente público» - por Hugo Séneca

Luís Santo, responsável pelo Programa de 5G da Nos, dá a conhecer expectativas e desafios da operadora do Grupo Sonae para a quinta geração de redes móveis (5G). Dias antes da entrevista, Manuel Ramalho Eanes, administrador da Nos, já havia feito saber que a operadora não está preocupada com as interdições que têm vindo a ser aplicadas à Huawei pelas autoridades americanas, Luis Santo lembra que não serão só as questões políticas ou regulamentares que vão ditar as tendências da nova geração de redes móveis: «Estamos a assistir a uma transição que vai levar cada um de nós a consumir um conteúdo diferente, que não é necessariamente um conteúdo mainstream… mas este fator leva a uma lógica do unicast, ou seja, em que uma pessoa vê uma transmissão de vídeo que é diferente da lógica em que muitas pessoas veem o mesmo conteúdo de vídeo».

Quais as expectativas da Nos em relação ao 5G? O que é que a Nos tem vindo a fazer para se preparar para o 5G?

O 5G surge, naturalmente, como a tecnologia evolutiva das redes móveis que existem em todo o mundo. Portugal tem, obviamente, uma perspetiva de contínua evolução. Temos um histórico de inovação nas redes móveis que faz com que sejamos pioneiros nestas tecnologias. O 5G traz um conjunto de propostas de valor tanto para o indivíduo em comum como para as empresas e para indústria. E é nestas últimas que existe maior expectativa nesta fase inicial do 5G…

Porquê?

Devido essencialmente a três grandes melhorias face às redes móveis atuais: uma maior largura de banda, que promete potenciar o vídeo de muito alta definição, o 4K ou o 8K; depois temos um conjunto de melhorias que têm a ver com a latência e a interatividade, que permite que pessoas, telefones, ou apenas coisas estabeleçam contacto (através da rede 5G), com latências de cinco milissegundos – e isto vai ser uma característica extremamente importante quando se trata de controlar remotamente robôs, drones ou outras máquinas; e há um terceiro pilar de diferenciação que diz respeito à capacidade de servir uma elevada quantidade de sensores. A IoT (Internet das Coisas) está claramente em ascensão; temos hoje tecnologias que servem a IoT, mas a expectativa é que a 5G consiga trazer maior densidade de sensores, num mundo em que, efetivamente, tudo estará interligado. Numa primeira fase, a 5G poderá permitir velocidades acima de um 1 Gbps, mas mais à frente poderá chegar a velocidades superiores, com quatro ou dez Gbps. Numa primeira fase, as latências serão muito baixas; deverão rondar os cinco milissegundos, e numa fase mais madura poderá chegar aos dois milissegundo ou mesmo um milissegundo numa fase mais avançada da tecnologia. E por fim, temos uma expectativa de conseguir uma densidade 100 vezes superior àquela que conseguimos com as tecnologias de Narrowband IoT.

Mas serão só as empresas que vão valorizar essas características técnicas da 5G?

Posso dar exemplos em que estas três características se farão sentir. Obviamente, que estas características são relevantes para a indústria de forma mais genérica. Quando falamos da condução de remota (de veículos) a latência é uma característica muito importante. Se tivermos ajudas à condução remota, como demonstrámos agora (na Smart Cities Summit que decorreu a semana passada), podemos imaginar um cenário de incêndio, em que os bombeiros controlam um robô para se evitar que vidas humanas fiquem expostas (às chamas). Outro cenário: hoje, os oleodutos e gasodutos ainda são limpos por humanos, apesar de serem ambientes onde a robotização faz todo o sentido. A 5G pode ser o meio de comunicação e controlo dessas máquinas. Mas voltando ao vídeo: Hoje, consumimos vídeo como nunca. Nos telemóveis, o vídeo está nos primeiros lugares das preferências. A 5G permitie-nos dar um salto relevante: os terminais móveis são cada vez mais os nossos modems de acesso à Net… a 5G poderá ser um providenciador dos vídeos 8K. Além disso, temos os videojogos e a latência muito baixa tem uma aplicação não só industrial como lúdica ou mesmo educacional.


E como é que a Nos se está posicionar face à chegada da 5G?

Temos um laboratório onde estamos a fazer a prevalidação de software, das plataformas e das antenas. A 5G é muito mais que antenas de rádio; também contém plataformas que são essenciais para que a 5G funcione. E temos ainda os terminais, que geralmente são os últimos da cadeia e que estão a ser desenvolvidos. Temos um laboratório com cenários completos que permitem testar todas as plataformas necessárias para que a 5G funcione. Mais do que a tecnologia, estamos a tentar dinamizar junto dos nossos parceiros os exemplos de utilização, como demonstrámos na Smart Cities Summit. A tecnologia não é suficiente para gerar valor; é necessário criar um ecossistema e ter pessoas que pensam nos problemas. A tecnologia serve para gerar valor, resolver problemas, melhorar a qualidade de vida… estamos a dar os primeiros passos no que toca a tirar a tecnologia do laboratório e a implementá-la em cenários reais.

Será que as redes 5G poderão vir a substituir as redes usadas na IoT, o Wi-Fi ou até as redes de TV Dgital Terrestre?

Estamos a comparar coisas muito diferentes. As redes móveis são suportadas por redes fixas (que ligam as diferentes antenas que captam as ligações dos utilizadores). É precisa muita fibra ótica para que uma rede de rádio funcione. Portanto, há aqui a lógica de que a rede móvel tem de complementar a rede fixa. Obviamente, que há sempre um sobrecusto para as redes móveis devido à complexidade. Nesse sentido, as redes fixas continuarão sempre a existir… e as redes móveis vão continuar a precisar redes fixas “por baixo” que façam o transporte (dos dados). O Wi-Fi continuará a existir. Até porque tem um nível de universalidade que é difícil de combater com uma tecnologia nova, como o 5G. No nosso ecossistema doméstico temos hoje impressoras, televisores e outros dispositivos que não têm e, muito provavelmente, não terão portas para se conectarem à 5G, devido a questões relacionadas com o custo e o benefício. Nesse sentido, vemos o Wi-Fi a manter o seu espaço… a 5G poderá retirar algum espaço ao Wi-Fi no ambiente público, mas nos ambientes doméstico e empresarial o Wi-Fi vai continuar bastante presente. Nos cenários de IoT, não os vejo como concorrentes, mas como complementares daquilo que hão de ser as comunicações entre máquinas da 5G… com sensores, videovigilância, e outros dispositivos que exigem maior largura de banda que aquela que é disponibilizada por redes de Narrowband…

… E nas transmissões de TV, há ou não potencial para as redes de 5G substituírem outras redes que já existem?

A questão passa tanto pela concorrência entre transmissões de TV e redes móveis, mas sim pela forma como nós, como indivíduos, consumimos conteúdos e vemos TV. Estamos a assistir a uma transição que vai levar cada um de nós a consumir um conteúdo diferente, que não é necessariamente um conteúdo mainstream… mas este fator leva a uma lógica do unicast, ou seja, em que uma pessoa vê uma transmissão de vídeo que é diferente da lógica em que muitas pessoas veem o mesmo conteúdo de vídeo. Diria que a transição não passa tanto pelo tema de regulação, mas sim pela forma como consumimos os conteúdos e pela forma como cada vez mais individualizamos o conteúdo que consumimos.