WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  5G --> Índice de artigos e notícias --> 2021

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[01/02/21]  Juarez Quadros: Teles não têm dinheiro para fazer estado da arte no 5G

As teles não terão dinheiro para fazer o 'estado da arte' no 5G como prevê o relatório do conselheiro Carlos Baigorri, apresentado, oficialmente, nesta segunda-feira, 01/02. Isso porque o conselheiro sugere que a rede 5G seja uma rede baseada no release 16, standalone, que determina uma nova infraestrutura a ser construída. "Seria ótimo se fossemos um país de primeiro mundo. Mas não é o nosso caso", observa o ex-ministro das Comunicações e ex-presidente da Anatel, Juarez Quadros.

O ex-presidente da Anatel admite, no entanto, que o 5G DSS não é 5G, apesar de aumentar a velocidade de transmissão, mas não resolve a questão da latência, crucial para as aplicações de missão crítica direcionadas para o 5G. Quadros, porém, observa que teles têm um legado e precisam usar a infraestrutura já existente. "Vão jogar no lixo o legado? Isso é inviável", reitera.

Quadros também criticou a edição da portaria 1924, pelo Ministério das Comunicações, na noite da sexta-feira, 29/01. Segundo ele, o ministério 'atropelou acidentalmente' a Anatel, que já tinha marcado reunião para deliberar sobre o edital do 5G, e o ministério da Economia, ao determinar a criação de uma rede privada do governo, a ser gerida pelo Poder Executivo.

"Quem vai cuidar dessa rede? A Telebras, que não tem recurso próprio e que está para ser privatizada pelo Ministério da Economia? E outra coisa: as teles vão construir uma infraestrutura de ponta para não poderem nem prestar serviços?", indaga Quadros. A expectativa do ex-presidente da Anatel é que se consiga até o dia 24 de fevereiro, ajustes no texto a ser votado. "O 5G não pode atrasar. Não podemos complicar o processo que já não é simples", completou.

Clique aqui e leia a íntegra do relatório apresentado pelo conselheiro Carlos Baigorri para o edital do 5G. O presidente da Anatel pediu vista e a decisão ficou para o dia 24 de fevereiro.