WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Espectro de 700 MHz --> Índice de artigos e notícias --> 2012

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Tele.Síntese
[20/09/12]  México define modelo de segmentação de 700 MHz

GSMA comemora votação favorável a adoção do modelo APT pela entidade reguladora do México e chama demais países da região a fazerem o mesmo

A Comissão Federal das Telecomunicações (COFETEL), entidade reguladora das telecomunicações do México, votou favoravelmente à adoção da banda larga móvel na frequência de 700 MHz pelo modelo de segmentação A5, também conhecido como modelo Ásia-Pacífico (APT).

O modelo consiste em segmentar a banda de 700 MHz em dois porções de 45 MHz com um espaço de 10 MHz entre as sub-bandas de transmissão e recepção. Segundo a COFETEL, "o modelo garante maior flexibilidade para o uso do espectro e permite atender a demandas futuras dos serviços de banda larga móvel". Além disso, o modelo conta com bandas de guarda para proteger o espectro adjacente, tanto da televisão na paret baixa como de celular na parte alta.

A COFETEL lembrou que a adoção do modelo APT vai gerar economia de escala, "uma vez que conformará um escossitema de, pelo menos, 3 milhões de usuários, que representa uma grande oportunidade para fazer chegar smartphones a baixo custos aos setores sociais antes excluídos dos benefícios da conectividade de banda larga".

A GSMA comemorou a decisão e disse esperar que encoraje demais países da América Latina a trabalharem juntos para implementar "um plano harmônico de banda para 700 MHz".

Veja tabela elaborada pela Cofetel que baseou a escolha do modelo de segmentação do espectro de 700 MHz (em espanhol).