WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Espectro de 700 MHz --> Índice de artigos e notícias --> 2012

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Tele.Síntese
[24/09/12]  México começará piloto de migração de TV digital em abril

Licitação para aquisição de antenas receptoras de sinal digital de TV está prevista para outubro no país

O órgão regulador das telecomunicações no México, a Comisión Federal de Telecomunicaciones (Cofetel), realizará uma licitação para instalar antenas receptoras de sinal de televisão digital em Tijuana, cidade do norte do país, na divisa com os Estados Unidos. A experiência servirá como referência para a digitalização da TV no país de maneira escalonada até 2015.

A Cofetel terá até 300 milhões de pesos para o projeto que tem como meta alcançar penetração de 90% da TV digital entre a população de Tijuana. A estimativa é que sejam necessários 250 mil decodificadores para alcançar a meta. As bases da licitação ainda estão sendo definidas e a convocatória deverá sair em outubro.

A agência reguladora das telecomunicações do México estabeleceu um programa gradual de apagões por cidades que começam em abril de 2013 na cidade de Tijuana, em novembro do mesmo ano, em Mexicali, Ciudad Juarez, Nuevo Laredo, Reynosa, Matamoros e Monterrey. Em Novembro de 2014 na Cidade do México, Guadalajara e parte central do país, com a conclusão do resto do país em dezembro de 2015.

O governo mexicano, desta forma, dá o primeiro passo a este que é um desafio comum entre os países latinoamericanos: a migração da TV analógica para a digital. No Brasil, o governo já preparou um plano para iniciar os primeiros testes de apagão digital em 2013, em cidades previamente selecionadas e já fala em iniciar um programa que apoie a compra/venda de receptores digitais pela população. Até o momento, porém, nem o plano de "apagão digital" ou o programa de incentivo para a migração para a TV digital do governo brasilerio foram definidos ou divulgados.

O México, na semana passada, definiiu o modelo de segmentação da frequência de 700 MHz, o Ásia-Pacífico, para quando puder ser adotada para banda alrga móvel. De acordo com a Cofetel, a escolha foi feita porque o modelo permite ganhos de escala e redução de custos. (Da redação, com agências internacionais)