WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Espectro de 700 MHz --> Índice de artigos e notícias --> 2013

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Teletime
[07/02/13]  GSMA comemora decisão do Brasil sobre faixa 700 MHz para LTE

Após a decisão brasileira de viabilizar o espectro de 700 MHz para redes móveis LTE, a GSMA divulgou nota comentando o assunto em nome do líder do governo e oficial para assuntos regulatórios da associação de operadoras móveis, Tom Philips. Naturalmente, a entidade se mostrou satisfeita com o avanço na oferta de mais banda para a telefonia celular.

"A atitude do Brasil complementa decisões anteriores tomadas por outros países latino-americanos", diz Philips no comunicado, acrescentando que a faixa é "fundamental para o acesso da banda larga móvel universal" por ter a instalação de rede facilitada. Devido ao maior alcance de cobertura, menos torres são necessárias para a infraestrutura com 700 MHz.

"Encorajamos agora a Anatel a trabalhar com operadoras móveis brasileiras a fim de definir as condições e a hora certa para o licenciamento do espectro para o melhor desenvolvimento do avanço do ecossistema", declarou Tom Phillips. A GSMA considera ainda que a adoção de um plano harmônico com a frequência de 700MHz será "essencial para gerar as economias de escala necessárias para entregar todos os benefícios dos serviços de banda larga móvel". A faixa, adotada pelo mercado norte-americano, é uma das mais utilizadas do mundo.