WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Espectro de 700 MHz --> Índice de artigos e notícias --> 2013

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[19/02/13]  700 Mhz: SET cobra governo e diz que 4G vai interferir na TV digital - por Ana Paula Lobo*

*Com informações da SET

O governo decidiu liberar parte da faixa de 700 Mhz para a oferta da banda larga móvel - o leilão está previsto para 2014, mas o impasse com os radiodifusores, hoje, usuários da faixa, está longe de ser superado. Por meio de nota oficial, divulgada no seu portal, a Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) cobra resultados dos pilotos anunciados pelo governo - especialmente o que sustenta que não haverá interferência entre o 4G e a TV Digital - ponto que a entidade discorda.

No comunicado oficial, a SET destaca que a canalização planejada é importante para a população e crucial para o bom funcionamento da nova televisão brasileira. Garante ainda que estudos realizados pela entidade indicam que num cenário pós-transição, exclusivamente digital, será enorme a complexidade para a acomodação das estações existentes, cenário que vai piorar com as estações públicas.

De acordo ainda com a SET, a situação é "especialmente crítica' nas áreas metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte e no centro-leste do Estado de São Paulo. Mas também há preocupação com o interior do estado de São Paulo em geral e a outras capitais do país. No informe, a SET diz temer que os estudos realizados pelo governo "tenham sido realizados com reuso demasiado de frequências, o que poderá comprometer tanto a qualidade das imagens oferecidas ao público, como a cobertura das estações digitais, que ficará reduzida relativamente às atuais coberturas analógicas".

A entidade faz cobranças ao governo ao dizer que é premente "a necessidade de iniciar-se de imediato o replanejamento dos canais digitais específico para a fase pós-transição, com a tentativa de otimização de uso do espectro e de acomodação dos canais dentro da faixa estipulada pela Portaria nº 14, pois somente o desenvolvimento desse trabalho poderá apontar, com clareza, a suficiência ou não de espectro para a efetiva implantação da TV digital".

A SET - apesar de ressaltar a importância da banda larga - diz que a interferência do 4G na recepção da TV digital é, sim, 'muito séria'. Segundo a entidade, a interferência significará 'tela preta' e que, nesse momento, não há solução prefeita para o problema, mas, sim, 'medidas de mitigação, que precisam ser simultâneas e incluem a instalação de filtros em cada residência – portanto, medidas de difícil operacionalização".

Para mitigar a questão, a SET criou um grupo de trabalho para iniciar de imediato os testes de interferências mútuas entre as duas tecnologias de TV Digital e LTE/4G, tendo como base os parâmetros do Brasil. No informe, deixa claro que a iniciativa é aberta e que conta com a paticipação de fabricantes e das operadoras de telecom - principais interessadas no uso da faixa. A SET informa ainda que contratará um centro de pesquisa para coordenar as pesquisas.