WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Espectro de 700 MHz --> Índice de artigos e notícias --> 2014

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Decision Report
[29/04/14]  Exército expande trial de LTE para o Rio de Janeiro

O Exército brasileiro anunciou a extensão do trial de LTE (Long Term Evolution), na frequência de 700MHz, para o Rio de Janeiro. O teste, que teve início em maio de 2012, em Brasília, com a Motorola Solutions mostrou os benefícios da utilização da tecnologia para a melhoria dos serviços públicos no País.

A expansão consistirá em um novo site, que será instalado no Palácio Duque de Caxias, e cobrirá a região do estádio do Maracanã e arredores, podendo também ser movido para atender às necessidades de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) do Exército, na “Operação São Francisco”, na região do Complexo da Maré.

Com isso será possível realizar testes de comprovação da tecnologia em situações práticas, com foco nas aplicações de transmissões de vídeo em tempo real em viaturas em movimento, além de ampliar as capacidades de comunicação de voz, possibilitar a interoperabilidade com redes comerciais e rádios padrão P25, e melhorar a qualidade do centro de operações (COP) do Exército, onde se terá acesso a uma quantidade maior de informações. O Exército também poderá acessar informações de comando e controle em qualquer região do Brasil, por meio de sua rede (EBnet).

O trial já possui outros quatro sites instalados em Brasília que cobrem toda a Esplanada dos Ministérios e áreas de interesse do Exército, como aeroporto, Estádio Mané Garrincha e infraestruturas críticas, possibilitando a utilização por outras agências de segurança da capital federal.

O teste continuará a ser comandado pelo centro do Exército em Brasília e haverá um link seguro, que fará a conexão das duas cidades. Também estão previstos testes com câmeras em motocicletas de batedores, que transmitirão informações em tempo real para o COP instalado no Comando Militar do Planalto (CMP).

O Exército entrará com o pedido na Anatel para a liberação do trial na faixa de 700 MHZ, que no momento não está sendo utilizada no Rio de Janeiro.