WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Espectro de 700 MHz --> Índice de artigos e notícias --> 2014

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Tele.Síntese
[05/02/14]  Novas consultas para migração de emissoras de TV são iniciadas - por Lúcia Berbert

Replanejamento dos canais é imprescindível para elaborar o edital de leilão da faixa de 700 MHz, marcado para agosto.

A Anatel abriu, nesta quarta-feira (5), consulta pública sobre a digitalização de emissoras de televisão dos estados do Acre, Amapá, Rondônia, Roraima e Tocantins, na região Norte, e dos estados de Alagoas, Paraíba, Piauí, Rio Grande Norte e Sergipe, na região Nordeste. O replanejamento é imprescindível para assegurar a acomodação dos canais para limpeza da faixa de 700 MHz, que será leiloada para a banda larga móvel 4G, em agosto deste ano.

Além disso, a medida servirá para elaboração do desligamento do sinal analógico de TV, que deve ser iniciado em 2015. Bem como para indicar quais emissoras necessitarão de recursos das operadoras de telecomunicações, que adquirirem blocos da faixa, para migração. As contribuições podem ser feitas até o dia 14 de fevereiro.

Com as novas consultas iniciadas hoje, falta apenas o replanejamento dos canais nos estados do Ceará e Maranhão. Essa consulta pública deve começar na próxima semana.

Já está em andamento a consulta pública com proposta de canalização da TV digital em Minas Gerais onde, segundo estudos dos radiodifusores, é enorme a complexidade para a acomodação das estações existentes. Na semana passada foram encerradas as consultas sobre o replanejamento dos canais no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e na Região de Itapetinga, em São Paulo.

Em novembro, foram realizadas as consultas sobre as propostas de canalização da TV digital no Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal, Espírito Santo e Paraná. Além do interior paulista: Região de Ribeirão Preto, Região do Vale do Paraíba, Região de São José do Rio Preto, Região de Bauru, Região de Presidente Prudente e Região de Santos. As canalizações de São Paulo capital e da Região de Campinas também já foram concluídas.