WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Espectro de 700 MHz --> Índice de artigos e notícias --> 2014

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[25/02/14]  700 MHz: Ministro admite problemas, mas descarta adiar leilão - por Ana Paula Lobo

Mobile World Congress 2014Há ainda muitas questões - e relevantes para a garantia do serviço - para serem resolvidas no edital de leilão da faixa de 700 MHz para o 4G, que a Anatel planeja lançar em abril, mas o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, garante que a Copa do Mundo e as eleições presidenciais não serão justificativas para atrasar o processo. "Ninguém da Anatel está escalado para jogar a Copa", disse.

Paulo Bernardo repetiu que há problemas - e muitos - para serem resolvidos e que precisam estar bem claros no edital da Anatel, entre els, a questão da indenização pela desocupação da faixa pelos radiodifusores. O pagamento ficará sob a responsabilidade das teles, mas os valores precisam ser definidos. "Temos que evitar ações judiciais como a que temos no 2,5GHz", disse, em Barcelona, nesta terça-feira, 25/02.

Com relação ao preço a ser arrecadado, Bernardo disse que R$ 12 bilhões, projetado pelo secretário-executivo do ministério, Genildo Lins, na semana passada, é 'superestimada'. A ideia é arrecadar cerca de R$ 7,5 bilhões. "Um pouco mais, um pouco menos acreditamos. Mas vamos fazer o leilão este ano. Não há razão para adiar", disse, referindo aos eventos Copa do Mundo e eleições. "Não vou ser convocado pelo Felipão, nem ninguém da Anatel", brincou ao falar sobre o assunto.

Outro ponto importante para ser equacionado no edital do leilão da faixa 700 MHz é quem vai subsidiar o conversor de TV para a população de baixa renda para acelerar a migração para a TV digital aberta. "Não sabemos como vai ficar essa questão, e pensamos em ter também as teles como parceiras", completou.
* Ana Paula Lobo viajou a Barcelona a convite da Celistics