WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Espectro de 700 MHz --> Índice de artigos e notícias --> 2014

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Tele.Síntese
[02/05/14]  Anatel sugere novas medidas, além do filtro, para corrigir interferência na faixa de 700 MHz

Embora a utilização de filtros seja a mais recomendável, o documento considera ainda mexer na distância entre o transmissor e o receptor; alterar a potência de transmissão ou alterar as características das antenas de transmissão e de recepção.

A proposta de regulamento “sobre as condições de convivência entre o serviço de radiodifusão de sons e imagens do SBTVD e os serviços de radiocomunicação operando na faixa de 698 MHz a 806 MHz” foi também lançado hoje para consulta pública pela Anatel. Ele ficará disponível para contribuições até o dia 03 de junho

O regulamento lista as possíveis situações onde pode ocorrer a interferência do serviço de celular no sinal de TV, na faixa de 700 MHz. No caso do celular sobre a TV, pode ocorrer interferência na recepção de TV com antena externa; na recepção de TV com antena interna; na recepção de TV com antena coletiva com amplificador; na recepção de TV em terminais móveis (One-seg).

A Anatel considera também ocorrer a interferência da TV nos serviços móveis, recepção da estação rádio base e na recepção da estação móvel (terminal).

O documento lista ainda os tipos de intereferência que podem ocorrer: saturação da recepção de TV; degradação da recepção de TV; interferência do canal de imagem; e interferência por emissões indesejáveis.

Para evitar essas interferências, o documento lista uma série de providências que poderão ser tomadas,que não apenas a utilização de filtros, conforme foi dito na reunião do conselho diretor do mês de abril, que aprovou esta norma. Embora a utilização de filtros seja a mais recomendável, o documento considera ainda mexer na distância entre o transmissor e o receptor; alterar a potência de transmissão ou alterar as características das antenas de transmissão e de recepção.

A Anatel promoverá, em conjunto com fabricantes de dispositivos e equipamentos, o estabelecimento de requisitos mínimos e programas de avaliação da conformidade de receptores de televisão digital e de dispositivos utilizados na mitigação de interferências, tais como filtros, atenuadores, antenas, amplificadores e outros.