WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Espectro de 700 MHz --> Índice de artigos e notícias --> 2014

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Tele.Síntese
[07/03/14]  Anatel promete estudar uso da faixa de 70 GHz também em aplicações ponto-multiponto - por Lúcia Berbert

A audiência pública sobre a proposta de destinação das faixas de 71 GHz a 76 GHz e 81 GHz a 86 GHz para serviços ponto a ponto, especialmente para backhaul da rede 4G e conexões máquina a máquina (M2M), foi encerrada nesta sexta-feira (7), com apenas uma manifestação: a de que as frequências possam ser usadas também em serviços ponto-multiponto. A sugestão foi apresentada por Nelson Takanayagi, que ocupou por muitos anos cargos de gerente-geral e de assessor especial da Anatel.

A Anatel argumentou que as referências na UIT (União Internacional de Telecomunicações) de destinação da faixa em serviços fixos ponto a ponto. Mas o superintendente de Outorgas e Recursos à prestação, Marconi Maya, prometeu analisar a proposta apresentada. Caso seja atendida a solicitação, as frequências poderão ser usadas para o serviço de conexão a internet por rádio, por exemplo. Ou para conexões de veículos em movimento.

A proposta de regulamentação do uso das faixas ainda está em consulta pública e receberá contribuições até quinta-feira (13) da próxima semana. Na análise do relator da matéria no conselho diretor, conselheiro Marcelo Bechara, a aplicação em backhaul sem fio pode ser considerada a mais importante no momento atual, tendo em vista as destinações recentes de radiofrequências para a tecnologia de quarta geração.