WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Espectro de 700 MHz --> Índice de artigos e notícias --> 2014

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Tele.Síntese
[01/09/14]  Europa deve dedicar 700 MHz para banda larga móvel só em 2020

Como no Brasil, plano prevê limpeza do espectro, atualmente usado por radiodifusores.

Enquanto no Brasil o leilão para uso do UHF, ou faixa de 700 MHz, acontece no final deste mês, na Europa o consenso em liberar o espectro para uso das operadoras de telefonia móvel ainda deve ser alcançado. O ex-comissário Pascal Lamy preparou um relatório, divulgado hoje (1º), prevendo a limpeza do espectro, atualmente usado pelas empresas de radiodifusão, e cessão às teles por volta de 2020 (dois anos antes ou dois anos depois, diz o texto).

O relatório foi enviado à atual comissária para a genda digital da Comissão Europeia, Neelie Kroes. Pelo documento, o conjunto de países da União Europeia adotaria a fórmula de migração “2020-2030-2025″. Esta fórmula prevê entrega do espectro em 2020, revisão dos contratos e ritmo de adoção das frequências em 2025, e manutenção da faixa de 470-694 MHz pelos radiodifusores até 2030.

Kroes elogiou o documento, indício de que irá propor sua adoção à CE. “O relatório de Lamy pavimenta o caminho para criarmos capacidade de banda larga sem fio rápida em todos os lugares, assegurando estabilidade e previsibilidade para os radiodifusores, ao mesmo tempo em que permite aos Estados-membros acelerarem a adoção, se desejarem”, disse. (Com assessoria de imprensa)