WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Espectro de 700 MHz --> Índice de artigos e notícias --> 2014

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Teletime
[10/09/14]  Abert propõe trabalho conjunto com teles para migração da faixa de 700 MHz - por Letícia Cordeiro

O setor de radiodifusão, assim como o de telecom, é altamente regulado, mas com o agravante de que a regulamentação do setor de TV aberta remonta à década de 60 e, nas palavras do presidente da Abert, Daniel Slaviero, "muito mais defasada em relação ao que o ambiente convergente e de competição impõe".

Mas o ponto principal de preocupação do setor é a migração da TV analógica para a digital e a consequente desocupação da faixa de 700 MHz para dar lugar à banda larga móvel. "Estamos, nós e as teles, diante do maior desafio dos últimos tempos, que enfrentaremos juntos com a liberação da faixa de 700 MHz. Temos várias criticas sobre o processo de migração da faixa estar atrelado ao leilão, mas isso não foi escolha nossa, foi decisão política", comenta Slaviero.

Para ele, o investimento bilionário que as operadoras estão prestes a fazer no próximo leilão do 4G passa por uma convivência de todas as medidas propostas. "Estamos bastante preocupados e dispostos a trabalhar junto com o setor de telecom para que todas essa governança funcione de maneira correta. A faixa de 700 MHz já perdemos, não é mais da radiodifusão, temos agora que trabalhar na transição", diz.

Ele acredita que o remanejamento dos radiodifusores, a distribuição de set-top boxes e o alcance da meta de 93% dos domicílios com TV digital demandará um "trabalho hercúleo". "Os próximos anos serão determinantes para o nosso futuro e do setor de telecom, que vai agora investir bilhões nessa faixa. Investimos bilhões na digitalização do sinal, não tivemos incremento das receitas e temos custos duplicados para manter o sinal analógico e fazer implantação e operação do digital. Por isso é tão importante para nós", explica.

Ele acrescenta que a decisão da Anatel de dar um intervalo de um ano entre o desligamento da TV analógica e o início da operação do LTE foi acertada. "Obviamente tem impacto econômico para as teles, mas a decisão é correta. Não pode misturar problemas de distribuição do sinal com as interferências com a operação da banda larga móvel e a maior parte do problema virá com um ano da operação", finaliza.