WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Espectro de 700 MHz --> Índice de artigos e notícias --> 2015

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[02/12/15]  TV Digital: Desligamento será adiado, mas ‘limpeza’ da faixa será cumprida - por Luis Osvaldo Grossmann

O ministro das Comunicações, André Figueiredo, disse nesta quarta-feira, 2/12 que apesar de o adiamento do cronograma de desligamento dos sinais analógicos de televisão estar em negociação, a intenção é preservar inalteradas as datas previstas para entrada em operação do 4G.

“Por exemplo, temos o desligamento de Brasília em abril de 2016. Isso pode ser adiado, mas não vamos adiar o uso dos 700 MHz em abril de 2017”, afirmou Figueiredo, depois de dar posse ao novo conselheiro da Anatel, Otávio Luiz Rodrigues Junior.

Ele já chamara atenção para o tema ao discursar pouco antes e sustentar que o prazo de 2018 não será alterado. “Temos a necessidade rápida de definirmos todo o cronograma de migração. É um cronograma extremamente apertado, temos prazo até 31 de dezembro de 2018. Não podemos fazer nem com que a população fique sem sinal de TV, nem que a frequência de 700 MHz não seja limpa para cumprir obrigações contratuais”.

Nesta semana, a primeira cidade do cronograma, a goiana Rio Verde, não teve os sinais analógicos de televisão desligados uma vez que o número mais recente indicou que apenas 62% dos lares (ou 67% a depender do critério adotado) estão prontos. O mínimo definido na regra do cronograma é 93% dos lares aptos.