WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Espectro de 700 MHz --> Índice de artigos e notícias --> 2015

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Techblog
[04/12/15]  Este é o conversor de TV digital que será distribuído aos beneficiários do Bolsa Família - por Paulo Higa

O início do desligamento da TV analógica, que estava programado para acontecer no domingo (29) na cidade de Rio Verde (GO), não aconteceu. Mas as famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, que terão direito a um conversor de TV digital, já estão recebendo seus equipamentos. O primeiro modelo escolhido pelo governo foi o DTB-332, fabricado pela D-Link.

Além de receber o sinal digital ISDB-T em alta resolução, o D-Link DTB-332 tem alguns extras. Ele pode ser ligado ao televisor por meio das saídas HDMI, RCA e RF. Também há uma porta Ethernet para conectar o equipamento à internet e duas portas USB, que podem ser usadas para plugar um modem 3G compatível ou um pendrive com músicas, fotos e vídeos.

O conversor da D-Link possui o recurso de interatividade, por meio do middleware Ginga. O software que roda no DTB-332 foi desenvolvido no Brasil pela TOTVS. Nele, é possível acessar o guia de programação dos canais, configurar restrições parentais, ativar recursos de acessibilidade (audiodescrição e libras) e rodar aplicativos governamentais, que serão atualizados automaticamente e são personalizados para cada região.

Por enquanto, o conversor da D-Link será distribuído para 7 mil famílias de Rio Verde (GO), cidade-piloto que foi escolhida como a primeira para ter o sinal de TV analógica desativado. Os beneficiários do Bolsa Família que quiserem receber o kit conversor precisam fazer um pré-cadastro no telefone 147 para agendar a retirada do equipamento, que será pago pelas operadoras que ganharam o leilão da faixa de 700 MHz.