WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Espectro de 700 MHz --> Índice de artigos e notícias --> 2016

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Tele.Síntese
[04/04/16]  Figueiredo e Rollemberg traçam planos para desligamento do sinal de TV em Brasília

Serão distribuídos 370 mil conversores no Distrito Federal e nove cidades do entorno

O Governo do Distrito Federal vai cooperar com o Ministério das Comunicações no processo de desligamento do sinal analógico de televisão em Brasília e nas cidades do entorno, que está previsto para acontecer em outubro deste ano. Hoje, 4, o ministro das Comunicações, André Figueiredo, visitou o governador Rodrigo Rollemberg, no Palácio do Buriti, em Brasília.

O ministro afirmou que a parceria com o GDF poderá contribuir em ações como a distribuição dos conversores de sinal digital para as famílias beneficiárias de programas sociais, o que permite que os televisores antigos não fiquem sem o serviço de TV, e a publicidade para informar a população a respeito da troca de sinal.

Para André Figueiredo, a junção de esforços é importante para que toda a população tenha acesso ao sinal digital. “A integração é extremamente importante para que o processo transcorra de maneira eficiente. Pelo perfil da região, acredito que não teremos dificuldades”, afirmou.

Rollemberg destacou dois representantes da administração local para integrar o grupo de implementação do sinal digital no DF. “É uma pauta bastante positiva, focada na modernidade, e vamos colaborar no que for possível”, disse o governador.

Transição

O desligamento do sinal analógico no Distrito Federal e nove cidades goianas do Entorno (Cristalina, Luziânia, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso de Goiás, Cidade Ocidental, Novo Gama, Formosa, Águas Lindas de Goiás e Planaltina) acontece em 26 de outubro.

Para que a população que ainda utiliza os televisores mais antigos tenha acesso ao sinal digital, está prevista a distribuição de 370 mil conversores para os inscritos no programa Bolsa Família e no cadastro único do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

A partir de abril, os moradores do DF podem fazer o agendamento no site www.vocenatvdigital.com.br ou no telefone 147 para retirar o kit composto de conversor e antena. A entrega dos equipamentos será em julho. Nas cidades do Entorno, a distribuição dos equipamentos já começou. Pelo menos 70% dos inscritos no Bolsa Família já receberam os kits.

Entre os benefícios do desligamento do sinal analógico estão a melhor qualidade de som e imagem proporcionada pelo sinal digital e a liberação da faixa de frequência de 700 MHz, que vai ser usada para expandir o sinal de 4G para todo o país. (assessoria de imprensa)