WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Espectro de 700 MHz --> Índice de artigos e notícias --> 2016

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia nas Fontes: Teletime, Tele.Síntese e Convergência Digital
[15/06/16]  TIM e Claro ativam rede 4G na faixa de 700 MHz em Rio Verde (GO)

Leia na Fonte: Teletime
[15/06/16]  TIM lança 4G na faixa de 700 MHz

Após o switch-off no projeto piloto do desligamento do sinal analógico na cidade de Rio Verde (GO), a TIM já ativou sua rede de quarta geração LTE na faixa de 700 MHz no município.

Junto com a Claro, que também anunciou a entrada em operação da rede 4G nessa frequência, estas são as primeiras ativações comerciais utilizando esse espectro em LTE no Brasil.

A tele afirma ainda que, ao contar com essa terceira faixa além das outras que já utiliza para a tecnologia (a de 2,5 GHz, adquirida no leilão de 2012, e a de 1,8 GHz, liberada por meio de refarming), já oferece o LTE-Advanced com agregação das três portadoras disponíveis.

Em comunicado, o CTO da TIM, Leonardo Capdeville, diz que o uso do novo espectro é estratégico para a "ampliação e melhoria da cobertura" da rede 4G. A cidade goiana de Rio Verde conta com cerca de 207 mil habitantes e foi o primeiro município brasileiro (e da América do Sul) a ter o sinal de TV analógico desligado, o que ocorreu em 1º de março deste ano. O próximo desligamento acontecerá em Brasília, com a data marcada para 26 de outubro deste ano.

-----------------------------------

Leia na Fonte: Tele.Síntese
[15/06/16]  Claro começa a usar comercialmente faixa liberada em Rio Verde

Claro anunciou inicio do uso do espectro de 700 MHz na cidade goiana, com a tecnologia LTE-Advanced.

A Claro ativou nesta semana sua rede móvel que trabalha em 700 Mhz em Rio Verde (GO). A operadora vai usar a tecnologia LTE-Advanced, agregando as faixas de 700 MHz e de 2,6 GHz. A união das frequências resulta em um serviço mais rápido, vendido pela empresa com o nome de 4GMax.

A faixa de 700MHz foi adquirida pela operadora no Leilão realizado pela Anatel, em 2014, e liberada para a operação do Serviço Móvel Pessoal de quarta geração após o desligamento da TV analógica, em março deste ano.

“Com a combinação das frequências, além do ganho na velocidade, também é possível aumentar a capacidade do número de usuários navegando simultaneamente com alta qualidade. Há, ainda, melhora no sinal indoor e ampliação de cobertura 4G e na evolução do 4GMax, já que a banda 700MHz é menos propensa a obstruções”, diz a empresa em comunicado.

Em novembro de 2105, a Claro iniciou os testes com LTE-Advanced no país, em Anápolis (GO). Lá, utilizou, em todas as torres, o espectro na frequência 2.600MHz e, em algumas áreas especificas, 1800 MHz + 2600 MHz. No mês seguinte, em dezembro, a operadora iniciou testes em Rio Verde (GO), desta vez agregando três frequências: 700, 2.600 e 1.800 MHz.

A Claro adquiriu, por R$ 2,9 bilhões, o lote mais disputado do leilão de 700 MHz, promovido em setembro de 2014 pela Anatel. A licença adquirida, de caráter nacional, autoriza o uso de radiofrequência de 10 + 10 MHz.

---------------------------------

Leia na Fonte: Convergência Digital
[15/06/16]  TIM ativa rede 4G na faixa de 700 MHz em Rio Verde, Goiás

A partir desta quarta-feira, 15/06, os clientes TIM poderão usufruir a experiência proporcionada pela tecnologia 4G na faixa de 700 MHz, atualmente utilizada para transmissão de sinal analógico de TV. A ativação comercial da rede LTE da TIM em 700MHz aconteceu em Rio Verde, no interior de Goiás, município com cerca de 207 mil habitantes onde é realizado o projeto piloto de migração do sinal analógico para o digital de TV.

Com a implementação do LTE 700MHz, será possível oferecer a tecnologia LTE Advanced com Three Carrier Aggregation (3xCA) que permite a combinação das três frequências 4G (2,5GHz, 1.800MHz e 700MHz) disponíveis na cidade para oferecer uma experiência única de Ultra Mobile Broadband.

“A exploração da frequência de 700 MHz é estratégica para a ampliação e melhoria da cobertura da nossa rede 4G. Dessa forma, será possível alcançar um número maior de pessoas e oferecer aos nossos clientes mais qualidade de navegação na quarta geração", afirma Leonardo Capdeville, CTO da TIM Brasil.

A TIM adquiriu o direito de operar nessa frequência após vencer um dos lotes do leilão de faixas promovido pela Anatel em janeiro de 2014. O investimento da empresa foi de R$ 2,85 bilhões nessa aquisição.

Rio Verde foi a primeira cidade da América do Sul a ter o sinal de TV analógico desligado, no dia 1.° de março deste ano. O desligamento foi um passo importante para a evolução da qualidade da Internet em todo o Brasil. Com a saída do sinal de transmissão de TV, o ‘espaço’ deixado nessa faixa de frequência será utilizado para oferecer serviços de banda larga 4G.

*Com informações da TIM Brasil