WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Lei do SeAC  -->  Índice de artigos e notícias --> 2013

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Tele.Síntese
[22/04/13]  Alteração do regulamento do SeAC entra em consulta pública ("contrato de aluguel de postes")

Pela proposta, as TVs pagas ficam desobrigadas de apresentar à Anatel os contratos de compartilhamento do uso dos postes, dutos e rede.

A Anatel abre nesta segunda-feira (22) a consulta pública da proposta de alteração do regulamento do Serviço de Acesso Condicionado (SeAC). O texto revoga o inciso IV do artigo 1° do anexo III da norma, desobrigando as TVs por assinatura de apresentarem à agência os contratos de uso dos postes, dutos, rede ou seus segmentos, celebrado com empresa proprietária das respectivas infraestruturas e autorização da prefeitura para a construção do sistema.

De acordo com o relator da matéria, conselheiro Jarbas Valente, o processo de licenciamento das estações mostrou-se de difícil cumprimento. “Os representantes das prestadoras, em reunião com representantes da agência, alegaram dificuldades de negociação com os detentores da infraestrutura e não apresentaram os contratos atualizados”, afirma.

A consulta pública terá prazo de 10 dias. Portanto, as contribuições serão aceitas até o dia 30 deste mês.(Da redação).

...................................................

Leia na Fonte: Tele.Síntese
[18/04/13]  Operadoras de TV paga não precisam mais mostrar contrato de aluguel de postes

A alteração na norma do SeAC vai para consulta pública por 10 dias

O conselho diretor da Anatel aprovou nesta quinta-feira (18) a alteração em todos os regulamentos de TV por Assinatura - inclusive o novo regulamento do SeAC (Serviço de Acesso Condicionado) - deixando de cobrar os contratos de postes das operadoras de telecomunicações. A exigência para que as operadoras entregassem à Anatel os seus contratos de aluguel de postes era muito questionada pelas operadoras, que acham esta medida uma intromissão nos contratos privados com outras partes. Para o presidente da Anatel, João Rezende, esta medida aprovada e a ser lançada para consulta pública por 10 dias é uma etapa importante na abertura do mercado de TV por assinatura. (Da redação).