WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Bens Reversíveis --> Índice de artigos e notícias --> 2009

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Blog de Flávia Lefèvre
[28/03/09]  Msg de Flávia Lefèvre - "Backhaul e STFC" - "Ecos" da reunião do Conselho Consultivo da Anatel

----- Original Message -----
From: flavialefevre@yahoo.com.br
To: Helio Rosa ; Rogerio Gonçalves
Sent: Saturday, March 28, 2009
Subject: BACKHAUL E STFC
 
Oi, Helio e Grupos
 
Estou chegando da reunião ocorrida no Conselho Consultivo da ANATEL para discutir sobre os bens reversíveis e o backhaul.
 
Foi muito interessante para mim, que venho acompanhando há mais de um ano o tema da troca de metas de universalização do STFC, instituída pelo Decreto 6.424, de 7 de abril de 2008, depois de receber a notícia de que o expresidente da ANATEL Renato Navarro Guerreiro afirma que o backhaul não é essencial para o STFC, pois se trata de rede de dados, ouvir do advogado Gabriel Laender, do Grupo de Estudos em Direito das Telecomunicações da Universidade de Brasília, ao se pronunciar sobre o backhaul, que:
"A simples inclusão do termo jurídico (bens reversíveis) não resolve. É a universalização que está no cerne da questão , pois ela diz respeito somente aos serviços considerados públicos ", disse Laender.
E completou: "Se essa decisão normativa não for tomada , haverá o risco de ocorrer uma solução pelo caminho incerto do judiciário que não tem o papel de regular o setor " (Rafael Bitencourt - Telecomonline).
 
A reunião foi produtiva. Parece que, pouco a pouco, vem sendo lançada luz sobre um tema que está nos recônditos desde a privatização, qual seja: a apropriação ilegal pelas concessionárias das redes de tronco, que vem viabilizando que elas operem o serviço de comunicação de dados, também de forma ilegal, tendo em vista o que dispõe o art. 86 e 85, da LGT.
 
Fica cada vez mais evidente que a manobra do backhaul foi uma saída que a ANATEL vislumbrou para tentar apagar da história a enorme tunga que a União Federal levou na época das privatizações, por ter vendido uma empresa que tem realizado múltiplos serviços pelo preço de empresa que só deveria prestar o STFC, e as ilegalidades que vem perpetrando desde então, por conta destas circunstâncias, sendo que é a mais escandalosa a edição da Resolução que instituiu o Serviço de Comunicação Multimídia.
 
Isto porque, o próprio Governo alardeia que o serviço de comunicação de dados, que denomina de banda larga, é fulcral para suas políticas públicas. Sendo assim e considerando que apenas o Poder Executivo possui competência para editar regulamentos e estabelecer políticas públicas (art. 18, da LGT), como pode ter aberto mão dessa competência, ignorando o que determina o art. 65, da LGT, deixando que a ANATEL instituísse esse serviço?
 
Por outro lado, o teor da proposta de regulamento do backhaul, lançada à Consulta Pública n°10 nesses últimos dias, deixa isso muito claro.  A proposta de norma é escandalosamente ilegal. Mas isso é um outro assunto que fica para uma outra vez.
 
A apresentação que fiz no Conselho Consultivo está disponível para download aqui.

Seguem matérias da Teletime, Tele.Síntese e Telecomonline sobre a reunião, assim como a apresentação que fiz no CC.

Fonte: Teletime
[27/03/09]   Debate conceitual toma conta da briga sobre nova rede por Mariana Mazza
Fonte: Tele.Síntese
[27/03/09]   Para UnB e Pro Teste, questão do backhaul só resolve com banda larga pública por  Lúcia Berbet
Fonte: TelecomOnline
[27/03/09]   Cláusula de reversibilidade de bens não garante o backhaul à União, diz pesquisador da UnB por Rafael Bitencourt
 
Abraço.
Flávia