WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Bens Reversíveis --> Índice de artigos e notícias --> 2015

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Blog do Gindre
[09/12/15]  Oi reconhece oficialmente que sua sustentabilidade está ameaçada - por Gustavo Gindre *

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) abriu Consulta Pública (de número 29, encerrada no último dia 05) sobre a possibilidade de postergar para abril de 2016 a assinatura dos contratos de concessão de telefonia fixa para o período 2016-2020.

Pois, a manifestação da Oi foi impressionante.
Primeiro, por ter enviado apenas uma única folha frente e verso, parte ocupada por longa citação de uma portaria ministerial, com argumentos paupérrimos e praticamente sem dados que os embasassem. Algo que parecia ter sido feito pelo estagiário do departamento jurídico da empresa.

Mas, principalmente porque em dois momentos a Oi reconhece seu atual estado terminal. O cerne do argumento da Oi é que o governo pode até postergar a assinatura dos contratos de concessão para abril, mas é fundamental que até o fim de 2015 o governo afrouxe as obrigações dos concessionários de telefonia fixa. E a Oi é a concessionária em 26 estados.
Segundo a Oi, “a desoneração da concessão é VITAL para a sua sobrevivência” e o modelo atual implica na manutenção de custos “NÃO SUPORTÁVEIS”. Caso o governo não afrouxe até 31 de dezembro as obrigações da Oi, “tal iniciativa iria impor um ônus adicional (sic) à concessão num cenário onde a sua sustentabilidade JÁ SE ENCONTRA AMEAÇADA”.

Ora, a Oi opera a concessão pública de um serviço considerado essencial e que não pode deixar de funcionar. Mas, a empresa, que todos sabem estar em situação crítica, agora alega oficialmente que não consegue operar por mais tempo sob as regras vigentes.

Essa afirmação da Oi coloca para o governo o dilema entre alterar as regras para beneficiar a Oi ou passar a discutir o que fazer para garantir a manutenção do serviço mesmo em caso de quebra da empresa. Vale lembrar que a Lei Geral de Telecomunicações já prevê essa segunda hipótese e por isso os bens são reversíveis à União.

Mas, aí entram as pressões politicas tanto dos principais acionistas da Oi (Carlos Jereissati e Andrade Gutierrez) quanto de seus principais credores (BTG Pactual, Bradesco e Itaú, entre outros) que não estão dispostos a perder dinheiro. Por isso, começa a fazer sentido a recente consulta pública do Ministério das Comunicações, que coloca como urgente a mudança da legislação atual.

Podemos estar assistindo, de camarote, uma bilionária operação de salvamento dos acionistas e credores da Oi, às custas do erário público. Não seria a primeira, contudo. E nada indica que venha a ser a última.

-------------------------------------------------

* Do Blog do Gindre:
"Gustavo Gindre nasceu no Rio de Janeiro em 1969. É jornalista formado pela UFF, pós-graduado em Teoria e Práxis do Meio Ambiente (ISER), mestre em Comunicação (UFRJ) e doutorando em História das Ciências, das Técnicas e Epistemologia (UFRJ).
Foi membro eleito do Comitê Gestor da Internet (CGI.br) por dois mandatos (2004-2007 e 2007-2010). Integrante do Coletivo Intervozes. Fellow da Ashoka Society. É servidor público concursado, especialista em regulação da atividade cinematográfica e audiovisual.
Budista e socialista."