WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Crimes Digitais, Marco Civil da Internet e Neutralidade da Rede  -->  Índice de artigos e notícias --> 2013

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[10/12/13]  Marco Civil: PR nega voto e governo, agora, admite que votação só em 2014

Em entrevista ao jornal O Globo, a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, disse nesta terça-feira, 10/12, que não é possível mais votar o Marco Civil da Internet ainda este ano. Na reportagem, ela credita a inviabilidade da votação ao líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha (RJ), que manteria a questão com relação à neutralidade de rede, mesmo com as teles tendo sinalizado, na semana passada, que teriam costurado um acordo com o relator do projeto, o deputado do PT, Alessandro Molon.

Mas além da resistência do lider do PMDB, que perdura desde o início das discussões sobre o assunto, Ideli disse que um novo impedimento surgiu: o PR, partido do deputado Anthony Garotinho, avisou que não aceitará votar a matéria. A ministra afirmou que para o governo é politicamente inviável retirar a o regime de urgência para votar a matéria, que já foi amplamente discutida e é de interesse da Presidência.

"Uma nova reunião está agendada com o ministro da Justiça (José Eduardo Cardozo), eu e o Eduardo Cunha para ver se a gente consegue ter algum tipo de acordo para tentar votar, porque da parte da presidenta politicamente é inviável retirar a urgência, porque esse foi um tema profundamente debatido e acho que é importante que seja votado. Mas acabei de receber um torpedinho de que o PR, o Garotinho, e aí eu não sei se é um problema local, eu não consegui avaliar ainda, que o PR não aceita votar o Marco Civil, vai obstruir. Então, mesmo que a gente resolva o problema com o Eduardo Cunha, provavelmente nós teremos um problema com o PR", disse Ideli Salvatti à reportagem do Jornal O Globo.