WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Crimes Digitais, Marco Civil da Internet e Neutralidade da Rede  -->  Índice de artigos e notícias --> 2014

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Teletime
[06/01/14]  AT&T lança planos de dados patrocinados para 4G

A operadora norte-americana AT&T anunciou durante a CES 2014, que acontece esta semana em Las Vegas, seu plano de dados patrocinados. O que a AT&T está fazendo é abrir a possibilidade de que empresas patrocinem o tráfego dos usuários para determinados conteúdos, de forma a não impactar as franquias e os planos de dados já contratados pelo cliente. Assim, determinados conteúdos trafegam na rede mesmo que o usuário tenha esgotado seus limites mensais.

O novo serviço da AT&T se aplica a alguns tipos de usuários com planos 4G, ou seja, não é possível que os patrocinadores banquem totalmente o acesso do usuário, já que é preciso ter algum plano contratado.

No press release oficial, a AT&T diz que pretende com isso estabelecer novas possibilidades de modelos para empresas de saúde, segurança e mídia que queiram assegurar aos usuários móveis a possibilidade de se manterem conectados a determinados conteúdos.

O que permite à AT&T fazer isso é uma certa flexibilidade nas regras de neutralidade, que nos EUA se aplicam de forma diferente a redes fixas e móveis.

O que a AT&T está fazendo não é diferente do que já fazem, no Brasil, as operadoras móveis com redes sociais, em que o tráfego a determinados aplicativos é gratuito e não consome franquias de dados.

Desnecessário dizer que o plano já levantou polêmica com entidades e grupos defensores dos princípios da neutralidade e ainda deve gerar muita polêmica. Do lado das entidades, a dificuldade é explicar como algo que de fato torna o acesso mais barato para o usuário pode ser ruim. Do lado da AT&T, é conseguir convencer as autoridades de que não haverá abusos.