WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Crimes Digitais, Marco Civil da Internet e Neutralidade da Rede  -->  Índice de artigos e notícias --> 2014

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[13/11/14]  VoLTE ("Voz sobre LTE") é melhor que Skype. Isso fere a neutralidade de rede? - por Samuel Possebon

A Alcatel-Lucent (ALU) apresentou em seu Annual Tecnology Simposium um estudo comparativo entre a tecnologia de voz sobre redes LTE (VoLTE) e um serviço de voz sobre redes banda larga tradicional, o Skype. O desenvolvimento do VoLTE é importante porque as redes 4G não foram pensadas para o serviço de voz. Basicamente, elas não servem para fazer o celular falar. Para isso é preciso desenvolver uma aplicação de voz sobre IP. O VoLTE é justamente isso.

Como era de se esperar, o estudo da ALU mostrou que o serviço de VoLTE tem uma qualidade e uma confiabilidade muito maior do que o serviço OTT. Isso, segundo a empresa, é um diferencial importante para as operadoras de telecomunicações para evitar a erosão dos serviços de voz nas redes 4G, a exemplo do que aconteceu com os serviços de texto (SMS) e multimídia (MMS). Mas existe uma questão ainda a ser respondida: o VoLTE não pode ser considerado uma quebra no paradigma de neutralidade de rede? Os engenheiros da Alcatel-Lucent reconhecem: a rede das operadoras de telecomunicações prioriza e "trata melhor" os bits do serviço de voz sobre LTE do que o faz com os serviços de voz over-the-top como o Skype. Há uma prioridade máxima dada aos bits do serviço de VoLTE. Por outro lado, explicam esses técnicos, esse "controle" da rede e do serviço pode melhorar a qualidade à transmissão de dados, o que traria ganho a outros serviços OTT.

*O jornalista viajou a convite da Alcatel/Lucent