WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Crimes Digitais, Marco Civil da Internet e Neutralidade da Rede  -->  Índice de artigos e notícias --> 2015

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Adrenaline
[28/12/15]  Mark Zuckerberg responde críticas de ativistas contra programa "Free Basics"

Entenda a história: a proposta do "Free Basics", conhecida anteriormente como "Internet.org", tem objetivo de oferecer uma internet gratuita e independente para usuários que não possuem condições de pagar por uma banda larga ou plano de dados em smartphones.

O serviço oferece, além de uma "internet para todos", serviços sobre saúde, viagens, emprego e governo local. Ao oferecer um número limitado de serviço, com uma largura de banda mínima, os custos são minimizados, e o Facebook é um dos aplicativos oferecidos que está incluso no serviço.

Ministério Público Federal considera que iniciativa Internet.org afronta o Marco Civil da Internet

Por causa disso, os críticos ao programa dizem que ele viola os princípios principais da neutralidade da rede, que estipulam todos os conteúdos da Internet e que os usuários devem ser tratados igualmente. Eles também dizem que o programa parece altruísta mas traz muitos objetivos comerciais ao Facebook.

Uma das questões levantadas pelos ativistas é "por que ao invés de apenas alguns aplicativos serem escolhidos, o Facebook não oferece acesso à toda internet?".

Zuckerberg respondeu essas questões em uma entrevista à Times indiana. Ele disse que a plataforma "Free Basics" é aberta a todos desenvolvedores de software, não tem anúncios e ajuda os usuários a terem serviços básicos.

"Em vez de querer dar às pessoas acesso a alguns serviços básicos de internet de graça, os críticos do programa continuam a espalhar falsas alegações", disse o CEO do Facebook.

Você pode conferir a entrevista (em inglês) no vídeo.