WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Crimes Digitais, Marco Civil da Internet e Neutralidade da Rede  -->  Índice de artigos e notícias --> 2015

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Teletime
[10/06/15]  Internet.org será avaliado por grupo de trabalho do governo federal

Alvo de muitas críticas, o projeto Internet.org vai ser avaliado por um grupo de trabalho formado por integrantes dos Ministérios das Comunicações, Justiça e da Ciência, Tecnologia e Inovação. O secretário de Telecomunicações do Minicom, Maximiliano Martinhão, disse, nesta quarta-feira, 10, que o objetivo é avaliar a plataforma para determinar os passos futuros.

Martinhão afirmou, porém, que não há acordo formal entre o governo e o Facebook, apesar do encontro da presidente Dilma Rousseff com Mark Zuckerberg. Ele disse que o próprio Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br) fez uma série de questionamentos ao Facebook sobre o projeto.

Para as entidades sociais, o projeto é nocivo ao esforço de massificação da Internet no País, além de ferir a neutralidade de rede, prevista no Marco Civil da Internet. "O projeto é a representação da fragmentação da rede, de criação de uma casta de usuários. Isso é a contramão para se chegar à universalização", ressaltou a representante do Coletivo Intervozes, Veridiana Alimonti.

O projeto prevê o acesso grátis à Internet, mas com restrições de conteúdo. O tema foi debatido em encontro sobre neutralidade de rede, realizado hoje em Brasília, pelo Tele.Síntese.