WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Crimes Digitais, Marco Civil da Internet e Neutralidade da Rede  -->  Índice de artigos e notícias --> 2016

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: IT Forum 365
[25/02/16]  Todo mundo deveria ter acesso à internet, diz CEO do Facebook

Mark Zuckerberg falou sobre seu serviço de internet para todos e sobre criptografia durante MWC

Todo mundo deveria ter acesso à internet, diz CEO do Facebook
"Acredito que todo mundo deveria ter acesso à internet", disse o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, durante bate-papo que aconteceu na Mobile World Congress (MWC), maior feira de mobilidade que teve início essa semana, em Barcelona.

"E é loucura pensar que estamos aqui sentados enquanto 4 bilhões de pessoas no mundo não [tem acesso à rede]", completou. O executivo é conhecido por esforços em conectar todas as pessoas no mundo à internet.

O Internet.org é um dos esforços que a companhia realiza para implementar acesso global à internet. O Free Basics é um dos exemplos que faz parte dessa iniciativa. O serviço, que foi vetado este mês na Índia, permite acesso básico à rede sem cobrança de taxas - para o país o executivo prometeu investir em outros tipos de programas.

Drones with lasers

Conectar à internet 1,7 bilhão de pessoas que vive em locais remotos não é algo fácil, mas Zuckerberg tem uma ideia. E, para isso, ele quer usar drones e lasers. O projeto de veículo não tripulado da rede social, chamado de Aquila, inclusive, também faz parte da coalizão do Internet.org.

E o executivo detalhou como está o andamento do projeto e como ele irá funcionar. "[O drone] terá a envergadura de um Boeing 747, mas pesa tanto quanto um carro, muito leve", afirmou, completando que a outra peça é um sistema de comunicação por laser, que permite acesso doze vezes mais rápido à rede e maior largura de banda.

Criptografia

É de conhecimento público que o Facebook defende o uso de criptografia para a proteção de informações de seus mais de 1 bilhão de usuários.

No recente caso Apple e FBI, Zuckerberg se posicionou afirmando que "simpatiza" com a empresa de Cupertino e acredita que backdoors não são a solução. "Sentimos que temos uma grande responsabilidade ao rodar uma grande rede e comunidade em termos de prevenção ao terrorismo e diferentes tipos de ataques, e temos políticas duras com relação a isso", disse.

"Se tivéssemos a oportunidade de trabalhar com o governo para assegurar que ataques terroristas não aconteceriam, faríamos isso", completou, afirmando ainda que ele não acredita que backdoors "são a coisa certa a ser feita" ou que isso aumentaria a segurança.