WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Rádio Digital --> Índice de artigos e notícias --> 2005

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Fonte: IDG Now!
[30/09/05]   Rádio Digital: entenda a nova era do rádio - por Daniela Braun
 
Na segunda-feira (26/09), o Brasil iniciou os testes para entrar na era do rádio digital. Entenda como esta novidade transformará o rádio em um aparelho multimídia.
 
 O que é Rádio Digital?
 
 A tecnologia de rádio digital permite a compressão dos sinais de voz, abrindo o canal de rádio para a transmissão de dados como textos e imagens. (Veja o gráfico)
 Quem possui o aparelho de rádio digital pode ouvir rádio AM sem interferências, e FM com som de CD.
 De imediato, os testes de rádio digital melhoram a qualidade na transmissão de rádio via internet.
 
 Multimídia
 
 Além da qualidade de som, o rádio digital permite a transmissão de textos exibidos em um visor do aparelho, além de imagens em baixa resolução e velocidade. Futuramente, receptores mais modernos poderão transmitir vídeos.
 Desta forma, o ouvinte também pode ler informações complementares às notícias transmitidas pela emissora - cotações, previsão do tempo, notícias de trânsito etc. - bem como detalhes da programação musical - autor, título da música. Futuramente, aparelhos digitais mais modernos transmitirão vídeos.
 O rádio digital também permitirá a transmissão de até três programas simultâneos, na mesma freqüência, para públicos diferentes.
 
 Quem está testando por aqui?
 
 A transmissão foi aprovada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no dia 12 de setembro e terá um prazo inicial de seis meses, que pode ser prorrogado.
 A nova tecnologia começa a funcionar, em caráter experimental em 12 emissoras. São elas: Sistema Globo de Rádio, Bandeirantes, Jovem Pan, RBS e Eldorado para São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba.
 
 Mercado
 
 Os primeiros receptores digitais devem chegar ao mercado brasileiro em 2006 por meio da Visteon Sistemas Automotivos, que desenvolve equipamentos de áudio para automóveis.
 Segundo Ronald Barbosa, coordenador de Rádio Digital da Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), a Visteon já estuda a produção de rádios digitais para carros em sua fábrica na Zona Franca de Manaus (AM).
 Em média, os preços de um aparelho receptor de rádio digital variam de 180 dólares - para automóveis - a 900 dólares segundo a Abert.
 Hoje existem 3.400 emissoras de rádio - sem incluir as rádios comunitárias - e 180 milhões de aparelhos de rádio no Brasil.
 
 Padrões
 
 O Brasil escolheu o padrão tecnológico norte-americano In band on channel (Iboc) para operar a rádio digital. Segundo a AESP (Associação das Emissoras de Rádio e TV do Estado de São Paulo) o Iboc foi escolhido por funcionar tanto no modelo digital como no analógico, que atualmente os brasileiros utilizam, facilitando a migração.
 A tecnologia Iboc é utilizada nos Estados Unidos há dez anos, bem como no México e no Canadá. O Brasil começou a estudar a Rádio digital há cinco anos.
 Outros padrões de rádio digital são o europeu - DAB (Digital Audio Broadcasting) para FM e DRM (Digital Radio Mondiale) para AM - e o japonês - ISDB (Integrated Services Digital Broadcasting) ou ISDB-T (Terrestrial).
 
 Fontes:
 Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (www.abert.org.br)
 Associação das Emissoras de Rádio e TV do Estado de São Paulo (www.aesp.com.br)