WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Rádio Digital --> Índice de artigos e notícias --> 2007

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo



Fonte: Meio&Mensagem
[01/08/07]   Hélio Costa confirma padrão híbrido para o rádio digital - por Gilberto Evangelista

Ministro diz que decreto que estabelece o novo sistema sai até meados de setembro
 
Depois de reunir-se com o conselho consultivo, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, afirmou que o padrão de rádio digital que será adotado no Brasil será constituído por um sistema híbrido. O modelo adota os sistemas o americano In Band on Chanel (Iboc), da Ibiquity, para as rádios AM e FM e o europeu, Digital Radio Mondiale (DRM), para as rádios de ondas curtas (OC), como antecipado pelo Meio & Mensagem Online - leia aqui.
 
Hélio Costa informou ainda que o texto do decreto que estabelece o padrão de rádio digital que será adotado no País será encaminhado até 14 de setembro ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A reunião serviu para discussão da solução encontrada pelo ministério e também para a fixação de prazos para entrega de relatórios pelas emissoras que testam o sistema digital. Dentro de 30 dias as rádios AM e FM que realizam testes com os sistemas deverão entregar os relatórios finais com a análise desse período estudo do rádio digital.
 
Apesar de já saber qual sistema será adotado pelo País, o ministro não quis fixar data para o início das transmissões da rádio digital. Mas a expectativa é que, assim que o governo assinar o decreto, as indústrias do país possam dentro de pouco tempo colocar receptores para o sistema digital à venda no mercado brasileiro.
 
Obs: Para acessar gratuitamente o conteúdo do site Meio&Mensagem é necessário id/senha a partir de um cadastro