WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Rádio Digital --> Índice de artigos e notícias --> 2007

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Fonte: Tele.Síntese
[18/05/07]   Frente Nacional em defesa da Rádio Digital alerta Anatel sobre padrão IBOC - por Luiz Henrique Ferreira
 
A Frente Nacional do Sistema Democrático de Rádio e TV Digital manifestou preocupação com a profusão de autorizações de testes que a Anatel expediu para o sistema IBOC, do consórcio iBiquity. Essa e outras questões fazem parte da contribuição da Frente à consulta pública (771) da agência, que encerrou nesta semana, e tratava da “Proposta de Critérios e Procedimentos para Avaliação do Sistema de Rádio Digital AM IBOC”.

Na visão dos integrantes da Frente, se forem mantidos os testes em escala neste padrão, a tendência é que as grandes emissoras consolidem a aquisição precoce dos equipamentos pertencentes ao sistema da iBiquity. Se isso se confirmar, conforme eles preceituam, em um futuro próximo esse parque de transmissores já instalados pode se tornar um argumento poderoso para inviabilizar a definição por qualquer outro padrão.

A Frente defende ainda que a avaliação não deva se restringir ao sistema IBOC (In Band On Channel), de tecnologia americana. Seus integrantes acham que as avaliações deveriam incluir os sistemas Out of Band, como o DAB (Digital Audio Broadcasting), de origem européia; o DMB-T (Digital Multimedia Broadcasting), padrão coreano; e o próprio ISDB-Tsb (Integrated Services Digital Broadcasting, Terrestrial, Segmented Band), sistema japonês, abrindo, inclusive, a possibilidade de se desenvolver um sistema nacional.

A Frente Nacional demonstrou seu desagrado pela opção do sistema da iBiquity, por entender que o IBOC promove uma ocupação desastrosa do espectro, invialibizando o surgimento de novas emissoras. Alega ainda que o iBiquity é um sistema totalmente proprietário – incluindo a codificação de áudio – e seu licenciamento é economicamente inviável para emissoras públicas e mesmo as comerciais de pequeno porte.

A Frente Nacional por um Sistema Democrático de Rádio e TV Digital é composta pelo Coletivo Brasil de Comunicação Social (Intervozes), Federação Interestadual dos Trabalhadores em Telecomunicações (Fittel), Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia (Sintpq- SP), Associação Mundial de Rádios Comunitárias - Brasil (Amarc), Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço), Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e os Comunicativistas.