WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Rádio Digital --> Índice de artigos e notícias --> 2007

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo



Fonte: Computerworld
[11/09/07]   Entenda como a Anatel conduz os testes dos padrões de rádio digital

Apresentação aconteceu durante a reunião da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática realizada nesta terça-feira (11/09) em Brasília.
 
O superintendente de Serviços de Comunicação de Massa da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Ara Minassian, explicou durante a reunião da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática que os testes que estão sendo feitos atualmente no País em relação ao padrão que será adotado para a rádio digital levam em conta o desempenho do sistema, a robustez quanto a perturbações causadas por ruídos radioelétricos, e as interferências de outras transmissões analógicas e digitais.
 
Segundo ele, também são avaliadas a extensão da área de cobertura; a qualidade áudio-digital; a compatibilidade do sinal digital com o sistema analógico; e a interferência provocada pelo sinal digital nas transmissões analógicas existentes.
 
O debatedor informou que, nos últimos anos, a Anatel autorizou dez emissoras FM e oito emissoras AM a fazer testes com o sistema norte-americano, conhecido como In Band On Channel (Iboc). Também foi dada uma autorização para a Universidade de Brasília (UnB) testar o sistema DRM para ondas curtas.
 
Ara Minassian participa da audiência pública promovida pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática sobre a implantação da rádio digital no País.