WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Rádio Digital --> Índice de artigos e notícias --> 2008

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo



Fonte: TELECO - Seção: Rádio e TV
[08/02/08]   Comentários sobre o padrão IBOC de Rádio Digital - por José Parise  

Rádio Digital no Brasil

Comentário de José Parise - Técnico em Eletrônica 

Reflexões sobre o padrão de Rádio Digital IBOC 

Convicções a gente muda. Eu mudei a minha após muita pesquisa sobre o HD RÁDIO.  

O que estão dizendo a respeito do sistema IBOC ou HD Rádio é uma barbaridade, não posso aceitar passivamente, e o que mais me preocupa é que os que estão testando o sistema no Brasil sabem e calam, nem os relatórios que deveriam ser apresentados aos órgãos governamentais estão sendo feitos de forma clara e concisa, pois se assim o fossem, apareceriam as deficiências do sistema. 

Como posso apostar num sistema que verdadeiramente não é In Band On Channel como dizem? A falácia já começa pelo nome. 

A largura de um canal AM analógico é de 10KHz, e o IBOC avança sobre os dois canais adjacentes, necessitando um banda muito mais larga do que aquela autorizada. Talvez o correto fosse IBO3C (In Band On 3 Channel)
Todas as informações que estão aqui foram retiradas de sites da internet (vários), além de conclusões recolhidas em palestras e seminários sobre o assunto. 

Vejam na imagem abaixo:



620 e 660KHz transmitindo em IBOC  –  600 e 640KHz transmitindo em analógico 

Não precisa ser técnico para saber o que acontecerá quando em 600KHz e 640KHz também transmitirem em HD Rádio... O que isto faz é abrir a porta à interferência significativa para todas as estações AM. Salve-se quem tiver potência... 

-Em dois receptores HD Rádios, constatou-se que os sinais digitais são muito frágeis, e cobrem cerca de metade do raio (1 / 4 da área), de um bom sinal analógico.  

-O HD Rádio não é totalmente imune às interferências 

-HD Rádio tem muito limitada cobertura geográfica. À noite o HD Rádio é pior ainda.  

-WiFi - tipo iPod vende porque eles fazem tudo, não apenas rádio, são portáteis e econômicos com as baterias e o IBOC não cabe num iPod. -

Pouco mais de 15% das emissoras norte americanas estão digitalizadas (No país que desenvolveu o sistema!). 

Vejam abaixo: Wimax vai estar em toda parte e podemos receber o streaming de qualquer emissora com um pequeno palm top, ou com um verdadeiro “Caixão de Abelhas” que é o HD Receiver.   

 


O  novo      é      tão          portátil            quanto          o  velho...


-Streaming de áudio não tem nenhum destes limites. Os Programas e números de canais são limitados apenas pela imaginação e recursos do fornecedor de conteúdos e a cobertura em breve será semelhante a dos celulares e ainda podemos escolher a operadora (só não é gratuito)...                  

 

 
-Receptores para HD Radio não são largamente vendidos nos Estados Unidos, nem os fabricantes estão entusiasmados sobre o assunto, são caros e grandes, não tem portabilidade, sendo incompatíveis com os equipamentos e as exigências dos nossos dias, só recebem um sistema e não tem onda curta que poderia ser a grande beneficiada com a digitalização.  

Aí nós colocamos um verdadeiro “caixão de abelhas” em cima da mesa e vamos ouvir Rádio Digital, como nos velhos tempos, só falta instalarmos um "cata-vento" em nossas casas para recarregar as baterias.  

-Pesquisando eu li um comentário interessante. "A razão pela qual esses meninos nos grandes mercados são tão pró IBOC é porque gostam do hashish...”  

- Estou começando a achar que é verdade...

Como disse o Eng.Craig Healy: “eu tenho aconselhado meus clientes a gastar tempo e esforço em streaming de áudio.Tenho também incentivado coisas como vídeo e áudio 1.5.  Essa tecnologia HDR logo se tornará obsoleta como Vinil, Betamax e Super-8. Todas tiveram seu dia, mas são passado. Elas têm ainda um pequeno e dedicado fã-clube, mas não o suficiente para manter a grande indústria. O HD Radio como está estruturado hoje irá juntar-se a elas em pouco tempo.  O conteúdo é determinante, a entrega é secundária, desde que conveniente para as massas.  Essa entrega será através de um dispositivo prático e divertido que faça muitas coisas, e faça-as todas bem e não atraves de um sistema "tapa-furo".  Não será numa única função rádio, supervalorizada”.

Certamente alguns ficarão contrariados com o que está aqui, mas, se tiverem dúvidas, leiam alguns sites estadunidenses sobre o assunto.  

Comente. Para enviar um comentário clique em: teleco@teleco.com.br