WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Rádio Digital --> Índice de artigos e notícias --> 2008

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo



Fonte: Convergência Digital
[23/09/08]   Abert aponta padrão IBOC para rádio digital no Brasil - por Luiz Henrique Ferreira
 
O segmento de radiodifusão vai entregar até o dia 15 de outubro ao ministro das Comunicações, Hélio Costa, e para o presidente da Anatel, embaixador Ronaldo Mota Sardenberg, o relatório final dos testes realizados para adoção de padrão de rádio digital.
 
A informação foi anunciada pelo presidente da Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), Daniel Pimentel Slaviero, nesta terça-feira, 23/09, durante coletiva à imprensa para apresentar a pesquisa do perfil sócio-econômico do serviço de rádio.
 
Segundo Slaviero, os dados estão sendo consolidados, mas por exclusão, o padrão que melhor se adaptou para transmissão de AM e FM foi o sistema norte-americano IBOC (In-Band-On-Channel). "Com base nos dados dos testes será possível para o Governo decidir qual será o padrão implementado no país",frisou.
 
Os testes aconteceram a partir de uma iniciativa que reuniu a Abert, o Minicom, a Anatel e o Instituto Mackenzie, de São Paulo. O diretor da Abert, Flavio Cavalcanti, enfatizou que não há no mundo outro padrão que, hoje, opere com qualidade as faixas de AM e FM.
 
Por sua vez, o presidente da entidade destacou que o custo para a implantação da tecnologia digital pelas rádios vai variar de US$ 80 mil a US$ 150 mil/ por emissora. "No primeiro momento isso é um custo relevante.A tendência natural é que esse valor caia ao longo do tempo, como já aconteceu nos Estados Unidos", exemplificou Slaviero.
 
Apesar de acreditar numa queda gradual do custo de adoção da tecnologia digital, a Abert vai trabalhar para que seja liberada uma linha de financiamento de crédito, capaz de viabilizar a migração num tempo mais curto das pequenas e médias emissoras."Depois da deliberação do Governo quanto ao novo padrão, a Abert vai discutir a política de implantação, de desoneração fiscal e de financiamento", completou o presidente da entidade.