WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Rádio Digital --> Índice de artigos e notícias --> 2009

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Fonte: Circuito - Blog de Cristina de Luca
[29/12/09]   Padrão para rádio digital sai até fevereiro - por Cristina de Luca

Cristina De Luca: Jornalista, Diretora de Conteúdo do Grupo Now!Digital, é formada em Comunicação com Master em Marketing pela PUC do Rio de Janeiro e ganhadora do Prêmio Comunique-se de 2005 na categoria Tecnologia.

Palavra do Ministério das Comunicações. "A decisão será tomada pelo governo ouvindo os radiodifusores", garantiu o ministro Hélio Costa a sete empresários e dirigentes de associações de radiodifusão, em encontro na sede do Ministério das Comunicações, ontem à tarde.

Junto com técnicos da Secretaria de Comunicação Eletrônica, o ministro explicou o atual estágio dos testes e avaliações dos padrões de rádio digital, tanto do sistema americano IBOC (In-Band-On-Chanel) quanto o europeu DRM (Digital Radio Mondiale). E informou a todos que novos testes deverão ser realizados nas próximas semanas, com transmissões digitais da Rádio Cultura e da CBN de São Paulo, além de emissoras de Belo Horizonte. O objetivo é verificar o funcionamento da recepção e transmissão do DRM em ondas médias e FM. Durante a reunião, empresários presentes tiveram a oportunidade de ouvir transmissões em ondas curtas feitas pela Rádio Nacional, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), desde a Guiana Francesa, distante 2,8 mil quilômetros de Brasília.

No início de novembro, o Minicom prorrogou por 60 dias a realização de testes com sistemas de rádio digital. A intenção é concluir os testes até 17 de janeiro de 2010.

Exatamente um ano atrás, depois de ter defendido abertamente durante quase três anos e meio o padrão de rádio digital norte-americano (Iboc ou HD), apresentando-o como o único aceitável para o Brasil, preferido também pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), o ministro Hélio Costa desmentiu em artigo publicado no jornal Estado de Minas (edição de 21/12/08) que o Minicom tivesse proposto qualquer parceria com a empresa americana IBiquity, detentora do padrão.

O que o ministério sugeriu foi que as indústrias brasileiras de eletroeletrônicos procurassem os detentores das patentes dos sistemas norte-americano e europeus para discutir a transferência de tecnologia e os direitos de uso, especialmente do IBOC estadunidense, um sistema proprietário e com várias ferramentas exclusivas que demandam pagamento de royalties. Os mais recentes testes do rádio digital, realizados na cidade de São Paulo pela Universidade Mackenzie, concluíram, em julho último, que o IBOC, em ondas médias, apresenta sérios problemas de propagação, com áreas de sombra maiores do que as que são observadas no sistema analógico. O sistema europeu, DRM, por sua vez, só agora anuncia que está trabalhando com a possibilidade de transmissão em FM, no mesmo canal. Ainda ao contrário do que diz a articulista, o Ministério das Comunicações não defendeu, e nem defende, a adoção de qualquer dos sistemas estudados enquanto os técnicos do Minicom e da Anatel não estiverem satisfeitos com os testes que estão sendo realizados no Brasil e forem criteriosamente avaliadas as experiências com o rádio digital nos EUA e na Europa. Certamente, precisamos modernizar o rádio, mas só podemos fazer isso quando os sistemas estiverem funcionando a contento, seguindo as normas técnicas exigidas no exterior e no Brasil

Foi o que afirmou o ministro, na época. Desde então, vários testes vêm sendo feitos também com o padrão DRM (europeu)

A torcida, agora, é para que a escolha seja a melhor para o país. Sabe-se que a Abert continua empenhada na defesa do padrão IBOC.