WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Rádio Digital --> Índice de artigos e notícias --> 2009

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Fonte: Pantanal News
[26/05/09]  Ministério das Comunicações assiste à demonstração do sistema europeu de rádio digital - por Eider Moraes da Assessoria do Ministério das Comunicações

O consórcio europeu DRM (Digital Radio Mondiale) é um dos sistemas de rádio digital que vão ser testados e avaliados pelo Governo Brasileiro

Com a participação de técnicos e engenheiros da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do próprio Ministério das Comunicações, o consórcio europeu de rádio digital, que utiliza a tecnologia DRM (Digital Radio Mondiale), fez na sexta-feira (22) uma demonstração especial no auditório do edifício sede do Ministério em Brasília.

Segundo a secretária de Serviços de Comunicação Eletrônica, Zilda Beatriz Abreu, o consórcio europeu é um dos que vão fazer os testes de rádio digital de acordo com o aviso de “Aviso de Chamamento Público”, anunciado pelo ministro Hélio Costa na abertura do 25º Congresso de Radiodifusão, o qual foi publicado no Diário Oficial da sexta-feira (22). “Entre técnicos e engenheiros, a demonstração foi feita para aproximadamente 100 pessoas”, disse a secretária.

Sete representantes do consórcio DRM, presidido por Ruxandra Obreja, estiveram em Brasília durante o Congresso de Radiodifusão da Abert (Associação Brasileira de Rádio e Televisão), realizado entre os dias 19 a 21 de maio. Na quarta-feira (20), foram recebidos em audiência pelo ministro Hélio Costa. Na sexta-feira (22), foi feita uma apresentação especial no Ministério das Comunicações, quando na entrada do auditório, podia-se observar em funcionamento aparelhos de rádio digital de tecnologia européia.