WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Rádio Digital --> Índice de artigos e notícias --> 2009

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Fonte: A Rosa dos Reis Engenharia de Radidifusão
[24/11/09]  Testes com o padrão europeu de rádio digital serão iniciados em 30/11 - por Eng.º André Ippolito Bouças

Finalmente os testes com o padrão europeu DRM (Digital Radio Mondiale) terão início na próxima semana. Após atrasos devido à burocracia e autorizações para entrada e permanência no território nacional, os equipamentos já estão prontos para serem instalados e testados em São Paulo. A entidade que realizará as medições será o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), que foi designado pelo Governo Federal como o responsável pela padronização da rádio digital em âmbito nacional, conforme notícia veículada na página do INMETRO, em 25/09/2009.

A escolha do padrão de rádio digital vem sendo discutida e tem sido alvo de muitas críticas por parte dos radiodifusores brasileiros por ter apresentado, até o momento, testes realizados apenas com o padrão americano HD Radio, resultados estes que têm sido muito criticados pela insuficiência de dados para a tomada de decisão. Apesar de alguns radiodifusores e fabricantes levantarem a hipótese da criação de um padrão brasileiro de rádio digital, o padrão europeu, que teve sua eficiência já comprovada no sistema de Ondas Curtas, tem agora a oportunidade de testar seu novo padrão, englobando a faixa de FM, o padrão DRM+ e a faixa de AM com o DRM.

Assim como o padrão americano, o padrão europeu traz a oportunidade de uma competição mais justa entre as rádios AM e FM, já que os padrões permitem a inclusão de novas emissoras dentro da mesma faixa de frequência e tornam o som de ótima qualidade e livre de interferências, além de outros benefícios através da digitalização. Depois do padrão americano não ter alcançado o sucesso esperado para a faixa de AM, a realização dos testes com o padrão europeu tornam o processo mais democrático e justo e dá sobrevida aos radiodifusores de AM até a escolha definitiva do padrão.