WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Rádio Digital --> Índice de artigos e notícias --> 2009

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Fonte: Magazine Esta Manhã
[
03/09/09]   A França inova e aposta na rádio digital!

A França prepara-se para apostar seriamente na rádio digital, forçando a venda de receptores compatíveis com as transmissões digitais de rádio.

Uma recente lei aprovada pelo governo gaulês prevê que, a partir do dia 1 de Setembro 2013, todos os receptores de rádio, incluindo auto-rádios, colocados no mercado francês, possam sintonizar emissões digitais, incentivando assim o acesso às novas tecnologias de difusão da própria rádio.

Prevê-se que a cobertura da radio digital seja progressivamente alargada a todo o país, sabendo-se já que o governo francês pretende estabelecer o calendário ainda este ano.

Uma atitude surpreendente, mas que revela que após o fracasso do DAB na maior parte da Europa, as entidades ligadas ao sector pretendem apostar no digital. Naturalmente que os principais beneficiados a curto prazo serão os fabricantes de receptores digitais.

Neste momento, o DAB apenas vinga no Reino Unido; já na quase generalidade dos restantes países europeus, é um sistema condenado ao fracasso.
Talvez o DAB+ e/ou o DMB possam relançar a credibilidade das novas tecnologias de radiodifusão.
Tambem em Portugal se desconhece qual será o futuro do FM.