WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Rádio Digital --> Índice de artigos e notícias --> 2009

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Fonte: Geek
[22/09/09]   Ministro das Comunicações pretende adotar padrão Europeu de Rádio Digital - por Matheus Gonçalves

Senadores contestam e pedem explicações.

Em entrevista à Rádio do Senado, o Ministro das Comunicações Hélio Costa disse ter informações suficientes para considerar que o Brasil pode adotar o Sistema Digital de Rádio no padrão Europeu, ainda em 2009.

Entre as vantagens de se adotar um padrão digital de rádio, Costa citou a melhoria da qualidade do sinal e a possibilidade de uma mesma Rádio transmitir vários programas distintos usando a mesma freqüência.

Duas opções estão em fase de estudo: O padrão dos EUA, denominado IBOC (In Band on Channel) e o padrão Europeu, chamado DRM (Digital Radio Mondiale). Ambos são métodos de transmissão de rádio digital e analógico com sinais simultâneos que usam a mesma freqüência, funcionando com sinais AM e FM. A vantagem do padrão DRM, segundo o Ministro, é que ele também trabalha com ondas curtas. Segundo o site oficial deste sistema, por enquanto as bandas contempladas estão abaixo dos 30Mhz, mas já existe um projeto que visa atingir 174MHz. A conclusão dessa melhoria está prevista para o final de 2009.

Costa se declarou convencido a adotar o padrão Europeu: “Depois das informações que eu comecei a receber do sistema DRM, acho que agora já dá pra se tomar uma decisão até o final do ano.” – afirmou o Ministro.

Essa declaração vai contra o que era defendido por ele mesmo até 2006. Segundo notícia publicada no site FNDC no dia 18 de outrubro deste ano, o ministro dizia-se “absolutamente convencido de que o sistema americano para o rádio digital é o melhor”.

Para complicar ainda mais, Senadores da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e informática, o CCT, se disseram surpresos quanto às declarações do Ministro:

“Acho que na opção nossa pelo sistema digital de rádio deveria preceder mais alguma discussão na CCT. Me surpreendi com essa declaração do Ministro de considerar que o sistema Europeu foi o sistema que será adotado pelo Brasil” – revelou o Senador Roberto Cavalcante do PRB da Paraíba.

Já o Senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, disse que vai tentar marcar uma reunião com o Ministro para que sejam apresentadas as razões técnicas que o levaram a essa definição.

O Senador Sérgio Zambiasi, do PTB do Rio Grande do Sul, saiu em defesa de Hélio Costa, dizendo que “o Ministério tem técnicos e qualificação pra isso” e “que esse é um processo que vem sendo estudado há anos.” – garantiu.

Mais detalhes sobre o padrão DRM podem ser encontrados na página oficial do sistema: www.geek.com.br