WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Rádio Digital --> Índice de artigos e notícias --> 2009

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Fonte: TelecomOnline
[22/09/09]   CCT do Senado quer explicações de Costa sobre escolha do padrão de rádio digital

Ministro das Comunicações informa que a definição pelo padrão europeu deve ser oficializada até o final do ano

O governo deve oficializar até o final do ano a escolha do padrão a ser adotado para o sistema digital de rádio. Em entrevista ao programa Estação Mídia, da Rádio Senado, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, reconheceu a preferência pelo modelo europeu, por ser o único que contempla transmissões nas faixas de AM e FM e também de ondas curtas. Atualmente dois padrões estão em estudos: o norte-americano (In Band on Channel - IBOC) e o europeu (Digital Radio Mondiale - DRM).

Sobre as vantagens do rádio digital, o ministro destacou que, com o novo sistema, as rádios terão uma melhor qualidade de transmissão, além da possibilidade de as emissoras transmitirem simultaneamente vários programas na mesma frequência. Costa reconheceu que o alto custo do aparelho receptor pode atrasar a popularização da nova tecnologia.

A informação dada por Costa repercutiu junto à Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado. Para o presidente da CCT, Flexa Ribeiro, o ministro deve ser convidado a dar explicações sobre a escolha para os parlamentares, de forma a apresentar as razões técnicas que o levaram a essa definição. Para o senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB), a declaração de Costa sobre a escolha do padrão europeu foi uma surpresa. “Uma discussão como essa deve preceder de mais discussão”, disse ele, também em entrevista à Rádio Senado.