WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Rádio Digital --> Índice de artigos e notícias --> 2010

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Fonte: UFMG
[29/01/10]   UFMG Educativa inicia em Minas testes do padrão europeu de transmissão digital de rádio

A partir de terça-feira, 2 de fevereiro, a rádio UFMG Educativa deixará, temporariamente, de transmitir no sistema convencional para o grande público. As interrupções ocorrerão em diversos horários ao longo de duas semanas, em virtude do início dos testes para avaliar o padrão de rádio digital que o Brasil adotará em seu sistema de comunicação radiofônica. O ouvinte, no entanto, poderá acompanhar a programação da emissora pela internet (www.ufmg.br/radio). "É natural que uma rádio de uma universidade pública sirva para testes do novo padrão digital, tanto pelos aspectos acadêmicos, como para evitar que interesses econômicos dominem essa decisão", observa o coordenador da UFMG Educativa, Elias Santos.

A tecnologia testada será o Digital Radio Mondiale (DRM). Segundo Elias Santos, representantes da empresa italiana, que desenvolveu o padrão DRM hoje adotado na Europa, estarão presentes. O início dos trabalhos contará também com a participação do coordenador geral de Acompanhamento de Outorgas do Ministério das Comunicações, Jayme Marques de Carvalho Neto, além de equipe da Anatel-MG e do Inmetro.

O trabalho deverá medir diversos parâmetros técnicos de transmissão e recepção DRM do sinal. Há duas semanas, o grupo realizou testes também em São Paulo, com as rádios Cultura e CBN. A dinâmica envolve substituição de alguns equipamentos da emissora, como a troca do modulador analógico pelo digital. Denominado também de decodificador, ele é responsável por processar sinais – voz, texto e vídeo – enviando-os depois para a antena transmissora. Durante os testes, em Belo Horizonte, uma van do Ministério da Comunicações, especialmente equipada para o processo, percorrerá trechos da cidade medindo a qualidade do sinal.

Como salienta o professor da UFMG Cássio Gonçalves do Rego, o novo sistema digital imprimirá maior qualidade às transmissões radiofônicas no país. O pesquisador integra grupo de especialistas de universidades brasileiras que estabeleceu parceria com o Ministério, com o objetivo de incrementar o conhecimento científico nessa área e dar suporte em diversas etapas da implantação do novo padrão de transmissão. Os testes na capital mineira contarão com a participação de grupos da UFMG e da PUC-Rio, que enviará alunos e o professor Luiz da Silva Mello. Uma das preocupações das universidades é a formação de recursos humanos de alto nível, para fazer frente às novas necessidades do setor. Recursos no total de R$ 3 milhões já foram destinados pelo CNPq a diversos projetos de pesquisa direcionados para essa área de telecomunicações.

Diferenciais
Informações divulgadas pela assessoria de comunicação do Ministério ressaltam que a adoção do sistema digital vai proporcionar melhor qualidade no som, agregar áreas remotas do país ao sistema de comunicação e criar novos serviços ao ouvinte. Ele "terá acesso à transmissão de dados, fotos, gravações e até mesmo a impressão de dados. O aparelho de rádio será transformado em uma estação multimídia", afirmou o ministro das Comunicações, Hélio Costa.

Outra característica do sistema é a possibilidade de uma emissora transmitir diversos programas simultaneamente. No novo receptor, o ouvinte sintonizará sua rádio e depois poderá clicar em botões para escolher a atração de sua preferência, naquele momento. O número de transmissões simultâneas ainda será definido pelo Ministério. "O sistema sofrerá adaptações no país", diz o doutorando em engenharia elétrica da UFMG Cláudio Garcia, que pesquisa a qualidade de propagação de sinais digitais para diversas mídias – como redes sem fio, rádio, celular e TV.