WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Rádio Digital --> Índice de artigos e notícias --> 2012

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Abratel
[07/12/12]  CCT da Câmara realizou audiência pública sobre digitalização do rádio AM

Futuro do espectro AM foi o tema de debates na CCTCI

BRASÍLIA - O deputado federal Sandro Alex (PPS/PR), membro da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara e relator da Subcomissão do Rádio Digital, presidiu nessa quarta-feira uma audiência pública para discutir o futuro do rádio AM no Brasil. A audiência contou com diversas autoridades do setor, além de membros das empresas que estão disputando o padrão de digitalização que será adotado no Brasil.

Entre os assuntos que foram discutidos estão o futuro do Rádio AM e a digitalização da radiodifusão. O encontro será realizado a partir das 14h30 no Plenário 13. Foram convidados o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, o presidente da Ibiquity Digital Corporation, Roberto Struble, e a presidente do Consórcio DRM, Ruxandra Obreja. Devido aos compromissos em na Conferência CMTI em Dubai, o ministro não pode comparecer e foi representado pelo Secretário de Comunicação Eletrônica, Genildo Lins.

Outros convidados que compuseram a segunda mesa foram: Marco Túlio Nascimento, gerente geral de Tecnologia do Sistema Globo de Rádio; Frederico Nogueira, da Associação Brasileira de Radiodifusores; Maria Sartoli, da da Associação das Rádios Públicas do Brasil, André Felipe Seixas Trindade, engenheiro de Comunicações da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (ABRATEL) e Luis Antonik, da Abert. O professor e pesquisador do CPqD, Takashi Tomé, não confirmou presença

No encontro do Conselho Consultivo do Rádio Digital da semana passada - que é formado por representantes do governo federal, do Congresso Nacional, do setor de radiodifusão e da indústria -, os engenheiros afirmaram que, dependendo do porte da emissora e do nível de modernização que se deseja alcançar, o valor inicial da digitalização poderá oscilar entre R$ 20 mil e R$ 300 mil, isso já considerando estimativas de preços de equipamentos da indústria nacional. No período do simulcasting, a conta de energia de cada rádio poderá chegar até 110% mais cara que a média de valor pago atualmente, de acordo com o engenheiro do ministério.

Com relação aos desempenhos dos sistemas, o engenheiro do Minicom, Flávio Lima, disse que é um erro traçar uma relação direta na análise dos dados. A questão é muito mais profunda do que se imagina, avaliou. “Não adianta falar que um serviço que opera em 100 kilobytes por segundo é melhor do que o que opera em 30. Existe uma reflexão técnica que vai além da largura de banda e da taxa de transmissão. Essa inclusive é uma outra falha violenta que vemos nos congressos de radiodifusão digital”, declarou.

A próxima reunião do conselho consultivo está marcada para a próxima sexta-feira, 7 de dezembro, e contará com um debate com representantes dos sistemas DRM e HD Radio. O encontro seguinte, no dia 13, terá a participação de pesquisadores do Rio de Janeiro que trabalham na aplicação do middleware Ginga no rádio digital. “Estamos levantando as questões que ainda precisam ser estudadas. Esse é o momento para se pensar a parte técnica, mas não podemos nos esquecer das outras questões envolvidas, como serviços, produção tecnológica, aspectos econômicos e diplomáticos. Ainda temos muita coisa para discutir”, afirma a coordenadora-geral de Avaliação de Outorgas substituta, Elza Fernandes.

Fonte: http://tudoradio.com, com adaptações da ABRATEL.