WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Rádio Digital --> Índice de artigos e notícias --> 2012

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Paraná Online - Banda B
[12/02/12]   Ministro diz que implantação do rádio digital no Brasil entra na reta final em agosto - por Denise Mello

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse hoje em entrevista à Banda B que o governo federal está atento às dificuldades das rádios AM no Brasil em razão das crescentes interferências de sinal e que, neste segundo semestre, deve intensificar a discussão da implantação do rádio digital no Brasil. "Já começamos junto com a Anatel, Câmara e Senado a discutir o modelo de rádio digital que será adotado no Brasil. Em agosto, vamos intensificar o debate para darmos o pontapé da reta final de decisão sobre este modelo, que deverá servir para as características do rádio brasileiro. Queremos também a garantia de que a indústria terá condições de produzir os equipamentos necessários para este novo modelo. Para o usuário, o que vai ficar muito melhor é a qualidade do sinal, não só das rádios AM como da FM", disse Bernardo durante o programa Bom Dia Ministro, produzido e coordenado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, com a participação de rádios de todo o país.

Segundo o ministro, o modelo que será adotado para a implantação do rádio digital será parecido com o modelo adotado pela TV Digital. Ao ser questionado pela Banda B sobre a possibilidade pleiteada pela Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abert) das rádios AM utilizarem os canais 5 e 6 da faixa VHF para oferecer um sinal de melhor qualidade, o ministro disse que há um consenso de que algo precisa ser feito para o setor e esta é uma das possibilidade. "Esta possibilidade de usar os canais 5 e 6 já foi colocada pela Abert e por grupos de empresas do setor. De fato, toda a área técnica concorda que este problema de sinal das rádios AM é grande e precisa ser resolvido. Pelo fato das AMs terem um faixa baixa, elas estão sofrendo cada vez mais interferências. As vezes, até o gesto de ligar uma lâmpada fluorescente interfere na qualidade do sinal. Esta possibilidade de abrir os canais 5 e 6 está sendo discutida pelo Ministério paralelamente com a implantação do rádio digital".

Bernardo reconhece que é possível ceder estas faixas, mas prevê algumas dificuldades. "Claro que quem está com o problema solucionado (FMs) não quer abrir mão para solucionar o problemas dos outros, mas muitas rádios AM são importantes, tradicionais, algumas até centenárias e precisam de solução. No segundo semestre vamos avançar nesta questão", completou o ministro.

Sinal digital

Em março de 2010, o Ministério das Comunicações publicou portaria criando o Sistema Brasileiro de Rádio Digital. Falta decidir qual será o padrão tecnológico a ser adotado no país que contemple com eficiência as transmissões em ondas médias e frequência modulada. Testes com a tecnologia americana Iboc (In-Band-On-Chanel) e européia (Digital Radio Mondiale) estão sendo concluídos.

O rádio digital, além de recepção de som sem ruído e com qualidade, é uma tecnologia que agregará outros serviços como transmissão de fotos, de dados, fax, que poderá inclusive incluir até mesmo a internet. O acesso, porém, dependerá do aparelho que a pessoa possa adquirir.