WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Rádio Digital --> Índice de artigos e notícias --> 2012

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Jovem Pan Online
[01/06/12]  Padrão de sistema de rádio digital do Brasil será anunciado em até 90 dias - por Bruna Gavioli

Autoridades e empresários se reuniram ontem em um seminário promovido pela AESP

O padrão de sistema de rádio digital do Brasil será anunciado em até 90 dias. A discussão, que tramita há muito tempo no Congresso Nacional, promete sair do papel este ano.

O relator da comissão de Rádio Digital assinalou que não há mais tempo para adiamentos e que a definição está em fase final. O deputado federal Sandro Alex, do Paraná, destacou que este é um clamor dos agentes da radiodifusão brasileira. “Nós estaremos anunciando, após o congresso da ABERT, acredito que em 90 dias (...) Este ano nós teremos a definição do novo padrão para o Brasil”.

A migração das AMs para as frequências nos canais cinco e seis também está na pauta de discussões. O governo federal reservou duas faixas para serem utilizadas pelas emissoras de rádio.

O presidente da Associação das Emissoras de Rádio e Televisão de São Paulo apontou os benefícios da nova modalidade. Em entrevista ao repórter Daniel Lian, Rodrigo Neves enfatizou a importância deste incremento já que o rádio é fundamental para o cotidiano da sociedade. “A partir do momento que você dá a possibilidade de colocar o conteúdo do AM, que é mais informativo e de prestação de serviço, também no FM. Você está equilibrando a competição entre as duas freqüências”.

O conselheiro da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, Daniel Slaviero, indica que as ações precisam ganhar celeridade. De acordo com ele, a rápida definição é essencial para assegurar um salto de qualidade na radiodifusão do país.

O superintendente de Comunicação de Massa da Anatel, Marconi Maia, explicou que o órgão está se preparando para gerir a política pública focada no tema. Marconi Maia entende a reclamação dos empresários para a rapidez na implementação, mas não arrisca um prazo.

Autoridades e empresários se reuniram ontem num seminário promovido pela AESP - Associação das Emissoras de Rádio e TV de São Paulo. O evento, que discutiu o futuro da radiodifusão do País, teve o apoio da ABERT - Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão.