WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Rádio Digital --> Índice de artigos e notícias --> 2012

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: ACERT
[22/06/12]  Rádio Digital integrará outras mídias

Os serviços agregados e interativos que poderão ser oferecidos com a implantação da rádio digital no Brasil estão entre as principais vantagens e desafios para a convergência do serviço. Esse foi um dos pontos destacados pelo diretor do Departamento de Acompanhamento e Avaliação de Serviço de Comunicação Eletrônica do Ministério de Comunicações, Octávio Pieranti, na apresentação que encerrou a programação do 29º Seminário Técnico Nacional de Radiodifusão.

Além do áudio, informações por meio de mensagens de texto poderão chegar aos ouvintes de forma mais imediata que a transmitida pela internet nos dias de hoje. “Divulgação de notícias, informações sobre trânsito, tempo, calamidade pública e notícias de serviços para a segurança pública por meio de uma tela digital, por exemplo, além da qualidade do som são as mudanças mais significativas com a implantação do rádio digital”, disse Pieranti.

Rapidamente, para um público de especialistas do setor público e privado, Pieranti apresentou o cenário e perspectivas da digitalização do rádio no Brasil. Ele começou contando a história do veículo para mostrar que a digitalização será mais uma fase de reinvenção e reformatação do rádio. “O Brasil sempre adotou novas tecnologias muito rápido e pretendemos continuar nesse ritmo.”

Entraves
Pieranti ressaltou que uma das condicionantes para a readaptação das rádios é uma linha de financiamento, tendo em vista que, diferentemente das televisões, um grande número de rádios nacionais não tem finalidade de lucro e nem recursos para essa transição, o que pode ser um entrave no processo.

O diretor do Departamento de Acompanhamento e Avaliação de Serviço de Comunicação Eletrônica destacou determinantes técnicas, problemas legais diferentes dos enfrentados na transição da TV analógica para a digital e a troca de receptores como outras preocupações para a transferência de tecnologia.

“Teremos cuidado para respeitar as realidades econômicas de cada emissora, por isso, a ideia é criar um processo de transição que contemple tanto a grande emissora comercial de uma grande capital como também a rede comunitária do interior do país.”

“Esperamos continuar o serviço, sem perder ouvintes com a utilização dos canais 5 e 6, além da adoção de um modelo que contemple a efetiva participação do setor produtivo brasileiro, na geração de empregos no país”, ressaltou.

Visão da indústria automotiva
O gerente de Engenharia da Visteon, Ary Miranda, defendeu a adoção do sistema norte-americano de rádio digital. “Podemos implantá-lo em seis meses e o custo dos receptores seria apenas 10% superior ao de um equipamento analógico”, ressaltou. Segundo ele, o novo sistema agregaria soluções que ampliariam a segurança dos veículos. Um dos mecanismos, acoplado ao air bag, seria acionado em caso de acidente, permitindo a comunicação direta entre a equipe de socorro e os ocupantes do automóvel.
ABERT