WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Rádio Digital --> Índice de artigos e notícias --> 2012

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Abra
[23/05/12]  Finalizados os testes da rádio digital em Minas

Finalizados os testes em Belo Horizonte, na Rádio Itatiaia e na UFMG, aguarda-se a chegada dos equipamentos para sua instalação em Brasília.

Os testes do Rádio Digital começarão em Brasília a partir do próximo dia 28/05/2012, em atenção ao cronograma estabelecido pelo Ministério das Comunicações e será realizado na Rádio Líder FM, no bairro Recanto das Emas - Distrito Federal, onde a experiência de transmissão utilizando a tecnologia de rádio digital numa estação de RADCOM demonstra o interesse do governo em atender todos os setores da radiodifusão.

A estação opera com 25 W na transmissão analógica e tem seu sistema irradiante com altura de 29 metros. Será o único local no qual serão testados os padrões norteamericano HD Radio e o padrão europeu DRM para avaliação de desempenho de ambos sistemas.

O veículo que fará as medições pertence a Empresa Brasil de Comunicação - EBC. Os testes na estação comunitária visam entre outros, verificar o atendimento da área de cobertura da estação com o sinal digital e a robustez do mesmo, haja vista a potência digital utilizada. Por outro lado, quando em transmissão digital permitirá avaliar objetiva e subjetivamente o funcionamento do Padrão HD Radio - IBOC e o Padrão DRM, operando na faixa de FM de baixa potência. Todas as funcionalidades dos sistemas deverão também ser avaliadas.

Os testes serão realizados pela Associação de Moradores do Recanto das Emas - AREMAS e coordenado pelo Ministério das Comunicações. Parte da infraestrutura da estação será utilizada com a inclusão de equipamentos no padrão digital.

A última etapa de testes será na cidade de São Paulo, onde será testada somente a tecnologia norteamericana em duas estações de Onda Média e uma estação de FM. Os testes terão seu início previsto para o próximo dia 11 de junho.